Justiça decreta interdição total da Ponte dos Barreiros, em São Vicente

Decisão ocorre um dia após divulgação de laudo que aponta risco de colapso estrutural da ponte

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), por meio da Comarca de São Vicente, determinou nesta quinta-feira (28) a interdição total do tráfego de veículos na Ponte A Tribuna, a Ponte dos Barreiros. A decisão foi decretada pelo juiz Fábio Francisco Taborda. A Prefeitura de São Vicente tem 24 horas para cumprir a medida, a partir do momento em que for notificada.

A decisão da Justiça se dá a partir de laudo técnico apresentado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que apontou situação crítica da parte estrutural da ponte, com foco principalmente nas estacas e possibilidade de colapso total da estrutura.

A Prefeitura de São Vicente contratou uma empresa para realizar um teste de carga na ponte, no sábado (30). O laudo do IPT, porém, alerta para o risco de colapso da estrutura no caso de testes com cargas consideradas acima do peso.

De acordo com o juiz, diante dessa avaliação, a interdição é importante para garantir a segurança dos motoristas que utilizam a Ponte dos Barreiros. Ainda segundo a Justiça, a liberação para o tráfego de veículos, com ou sem restrições, somente será analisada após a conclusão do estudo iniciado pelo IPT.

A Ponte dos Barreiros é a principal ligação entre as áreas Continental e Insular da cidade. A Reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente, mas a administração afirmou que só vai se pronunciar sobre o assunto na sexta-feira (29).

Laudo técnico do IPT apontou risco de colapso estrutural da ponte (Foto: Carlos Nogueira/AT)
Tudo sobre: