Idosos do Lar Vicentino têm teste negativo para Covid-19

Ao todo, 66 pessoas foram testadas na casa de repouso

O Lar Vicentino Assistência à Velhice, em São Vicente, está livre da Covid-19. É o que indicam os laudos da rodada de exame RT-PCR – coleta de amostras por meio de cotonete, considerado o teste mais seguro e completo para a identificação da doença. Ao todo, 66 pessoas foram testadas. Destas, 30 residem na casa de repouso.   

Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos 

A aplicação dos testes ocorreu no dia 2, sendo voltados aos idosos e funcionários da instituição. O resultado ficou pronto nesta segunda-feira (15). Os testes foram doados pelo Itaú, por meio do projeto “Todos pela Saúde”. A iniciativa visa combater a Covid-19 junto à população idosa e o público-alvo são residentes e colaboradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).  

Desde março, nenhum idoso contraiu a Covid-19 na unidade vicentina. “Tomamos todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a disseminação do novo coronavírus entre os idosos. Acredito que os resultados negativos para a Covid-19 confirmam a eficácia das medidas rigorosas que adotamos”, afirma o presidente do Lar Vicentino, Nelson Ventura. 

Ações 

As visitas de familiares, voluntários e de grupos religiosos foram canceladas para evitar o contato com os idosos. Apenas funcionários e equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), caso seja necessário, estão autorizados a entrar nas dependências do Lar Vicentino.  

Os passeios dos idosos foram cancelados. As datas festivas ou do calendário anual estão sendo realizadas internamente com a equipe de funcionários, sem as presenças de músicos e grupos de dança, que geralmente se apresentam voluntariamente para entreter os idosos. 

Tudo sobre: