Idosa que venceu a gripe espanhola recebe vacina contra Covid-19 em São Vicente: 'Muito feliz'

Dona Pina, como é conhecida, recebeu a primeira dose no dia em que completa 104 anos de vida

Josephina Marquezano Hamuch recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta segunda (8), no dia em que completa 104 anos de vida. Quando bebê, ela sobreviveu à gripe espanhola, que matou cerca de 50 milhões de pessoas em 1918.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

A vacinação aconteceu em São Vicente, na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS). A data marca o início da imunização contra a Covid-19 em idosos e profissionais da saúde no município.

“Estava ansiosa mesmo, esperando faz tempo por esse momento. Estou muito feliz e grata a Deus e ao prefeito”, declarou Josephina.

A imunização contou com a presença do prefeito Kayo Amado, da presidente do FSS, Thaynã Carneiro, e da secretária de saúde, Michelle Santos.

Além da vacina, Dona Pina, como é conhecida, ganhou um bolo de aniversário e parabéns. Emocionada, ela faz um alerta para os que desconfiam do imunizante.

“A vacinação agora é um dever da gente, pra essa doença passar. Não há por que ter medo”, afirma a idosa.

Prefeito Kayo Amado entrega bolo de aniversário para Dona Pina, de 104 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

Não foi a única

Uma das primeiras vacinadas no FSS foi a Dona Nancy Pinto Intrieri, de 99 anos. Confiante em dias melhores, a vicentina pede que a população não tenha medo do imunizante.

“Se vacinar é uma obrigação da pessoa, não tem nada de mais”, disse Dona Nancy, esticando o braço para receber a dose.

A imunização de idosos e profissionais da saúde segue nos 26 postos de São Vicente, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF).

A expectativa do município é de que 1533 idosos recebam a vacina contra Covid-19 ainda nesta semana. A vacinação acontece nos postos das 9h às 15h30.Dois postos exclusivos para vacinação de idosos estão funcionando na Subprefeitura (Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco - Área Continental) e Fundo Social de Solidariedade (Rua Benedito Calixto, 205, no Centro - Área Insular).

Dona Nancy, de 99 anos, recebe a primeira dose da vacina contra Covid-19 (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

Documentos

Para se vacinar, os idosos devem ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência. Já os trabalhadores da saúde precisam estar ativos e comprovar que atuam em espaços como hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios.

É necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, carteira do Conselho e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde (holerite, contrato ou carteira de trabalho). Para autônomos, é preciso apresentar alvará do estabelecimento.

Tudo sobre: