Histórias, personagens e mitos de São Vicente estão em livro que será lançado sábado

Infantojuvenil 'Cantorias dos Povos de Guaiaó', da jornalista vicentina Rafaella Vicentini, relata histórias, personagens e locais da região através de uma aventura com personagens criados por ela

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/11/20  -  06:30
Jornalista lançará livro no próximo dia 21 de novembro
Jornalista lançará livro no próximo dia 21 de novembro   Foto: Divulgação

A jornalista Rafaella Martinez Vicentini lança, no próximo sábado (21), o livro 'Cantorias dos Povos de Guaiaó'. A obra reúne uma série de contos e mitos dos monumentos históricos e turísticos da Cidade. O evento acontece na casa do Barão (Rua Frei Gaspar, 280, Centro), a partir das 17 horas. A entrada é franca. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Com 112 páginas, o livro traz histórias da Pedra da Feiticeira, do Maremoto que destruiu a Igreja Matriz e muito mais. Além de utilizar personagens conhecidos e reconhecidos pelo Município e seus moradores, como o Barão do Rio Branco, Irmão Dolores e até mesmo o barão Kurt Gustav Von Pritzelwitz, antigo proprietário do imóvel que abriga o Instituto Histórico e Geográfico da cidade.


O exemplar será vendido no dia do evento, e custa R$ 30,00. Mais informações sobre a obra podem ser obtidas por meio da Página 'Guaiaó em livro', no Facebook.


Livro
'Cantorias dos povos de Guaiaó' teve a colaboração do jornalista Lincoln Spada, responsável pela pesquisa para a construção final do texto, além do projeto gráfico. O livro tem revisão feita pela professora Vanina Sigrist (doutora em Teoria e História Literária) e audiobook desenvolvido pela filósofa Nina Gagli e Eduardo Ferreira.


Para apresentar a história da Cidade para crianças e adolescentes, Rafaella criou três personagens: a índia Raíra, o menino Zezinho e a professora Dandara. Eles vivem a história vicentina em diferentes fases, em uma aventura em busca do caminho da felicidade. Para isso, eles recebem um mapa e um medalhão, que os fazem percorrer o continente atrás de resolver um mistério.


O livro conta, através dessas aventuras, os primórdios da cidade, com suas lendas e apresenta os principais personagens que hoje batizam ruas e praças, como o Barão do Rio Branco e Irmã Dolores.


As ilustrações da publicação são de Marcelo Padron, e foi editada pela Imaginário Coletivo. A obra foi contemplada pelo Proac Municípios 2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, e da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).


Logo A Tribuna
Newsletter