Fila, aglomeração e telefone desligado: o ‘novo normal’ na Caixa dos servidores de SV; vídeo

Denúncias de usuários dos serviços municipais dão conta que não há respeito às regras de distanciamento social

Por: Eduardo Brandão  -  10/09/20  -  15:26

A descrição é de desrespeito com os usuários do serviço público: filas, desordem, desorganização e aglomeração. Esse foi o “novo normal” na retomada nos atendimentos na Caixa de Saúde e Pecúlio dos Servidores Municipais de São Vicente, nesta quinta-feira (10). E aqueles que não podem se deslocar até a unidade no centro vicentino enfrentam dificuldade para agendar via telefone, já são raras as ocasiões que um funcionário do local atende a ligação.


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Imagens e vídeos obtidos na manhã desta quinta-feira (10), por ATribuna.com.br, dão conta do drama vivido por servidores municipais da ativa e aposentados da máquina pública de São Vicente. Centenas de usuários esperavam por atendimento sem o mínimo distanciamento social.


A auxiliar de enfermagem aposentada Norma Suely da Silva descreve que a fila se formou uma hora antes do início das atividades no local. “Tivemos que chegar antes das 7 horas da manhã, sendo que a Caixa abre às 8h. Mesmo assim, é preciso esperar muito pelo atendimento. Muita gente desiste (de esperar por sua vez) já que está aglomerado”.


Ela afirma ainda que agendamento por telefone é quase impossível. “Boa parte dos usuários é idoso. Quem tenta ligar não consegue falar com ninguém. Parece que tiram o telefone do gancho. É um desrespeito expor idosos com comorbidade a esse risco (de contágio por Covid-19)".


A reportagem ligou para o número de telefone informado no site da entidade de auxílio aos servidores vicentinos em diversas ocasiões na manhã desta quinta-feira (10). Não houve resposta em nenhuma tentativa.


Procurada pela reportagem, a prefeitura de São Vicente informa que este é o primeiro mês de agendamento ampliado após a flexibilização da pandemia de Covid-19. "O agendamento de consultas e exames pode ser feito a partir do dia 10, presencial ou por telefone, ficando disponível durante todo o mês, não havendo assim a necessidade de aglomeração no primeiro dia de agendamento".


A administração sclarece que está orientando os usuários para que mantenham o distanciamento social, além de utilizar aferição de temperatura e cabine higienizadora para o acesso às dependências. "Outra orientação é que se priorize o agendamento via telefone, para evitar aglomeração nesse período";


O poder público diz ainda que sete atendentes realizam o agendamento via telefone. Informa, também, que ampliou o número de consultas e exames, e que não há limite de agendamento por pessoa. Destaca-se que de 30% a 40% dos usuários que agendam não comparecem às consultas.


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