Expectativa e muita história marcam apresentações da Encenação de São Vicente

Secretário adjunto de Cultura da cidade comenta sobre as novidades para a edição de 2019, que comemora o aniversário do município

Por: Cássio Lyra  -  18/01/19  -  10:24
Espetáculo acontece entre 18 e 22 de janeiro, na Praia do Gonzaguinha
Espetáculo acontece entre 18 e 22 de janeiro, na Praia do Gonzaguinha   Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

Começam nesta sexta-feira (18) as apresentações da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. O show, que em 2019 entra em sua 37ª edição, faz parte das comemorações pelos 487 anos da cidade. O espetáculo, mais uma vez, acontecerá na areia da Praia do Gonzaguinha. A expectativa é que, ao todo, a arena montada para o evento receba cerca de 30 mil pessoas.


Paulo Eduardo Costa, secretário adjuntode Cultura de São Vicente, está otimista quanto ao início das festividades. Segundo ele, a expectativa é grande também entre a população vicentina e de outras cidades da Baixada Santista.


"Uma expectativa enorme da população, que já se habituou a quando chega essa época do ano. São 37 edições da Encenação, de forma ininterrupta. É importante a presença de todos, até de outras cidades, para saber a importância da região, e como ela aconteceu desde o início", comenta o secretário.


Para a edição de 2019, o espetáculo terá direção geral das coreógrafas Geyssa Alencar e Sabrina Olímpio, ambas do Balé Jovem de São Vicente, e também do ator e diretor Lucas Magalhães. Para Paulo Eduardo Costa, a junção de duas frentes culturais tornará o espetáculo ainda mais bonito.


"A intenção da administração é unir toda a parte cultural que envolve a cidade. São Vicente tem grandes valores teatrais, muita história na dramaturgia. Então, decidimos unir duas bailarinas jovens, bem-sucedidas, junto com o Lucas, ator e diretor bastante conceituado e muito disciplinado".


Paulo Eduardo Costa comenta sobre importância da Encenação de São Vicente
Paulo Eduardo Costa comenta sobre importância da Encenação de São Vicente   Foto: Arquivo/AT

Apresentações


Como é de costume, a história da fundação da Vila de São Vicente será contada por meio de um dos personagens do espetáculo. Em 2019, a mais nova faceta da Encenação será relatada pelo personagem Bacharel de Cananéia, interpretado pelo ator vicentino Gustavo Roemer.


"O bacharel é uma das personalidades da história de São Vicente. Ele chegou por volta de 1501 e criou uma vila, ainda oficiosa. Depois de 30 anos, foi ele quem mandou Martim Afonso oficializar o espaço, criando, assim, a primeira vila, primeira cidade do Brasil", conta Paulo Eduardo Costa.


Além disso, a edição deste ano contará com um grande elenco: Duda Nagle, Carol Nakamura, Fernanda Pontes, Marcos Frota, Marissol Dias, entre outros.


Ingressos


Em 2019, não será cobrado ingresso do público. Os interessados em adquirir bilhetes para as apresentações devem doar 1 kg de alimento não perecível em um dos quatro pontos de troca espalhados pela cidade: Prefeitura de São Vicente, Subprefeitura da Área Continental, Posto de Informações Turísticas da Praça Tom Jobim e Shopping Brisamar.


Arena montada na Praia do Gonzaguinha já está pronta para o espetáculo
Arena montada na Praia do Gonzaguinha já está pronta para o espetáculo   Foto: Barbarah Serrano/AT

Logo A Tribuna
Newsletter