Ex-vereador de São Vicente, Neto morre aos 63 anos

Parlamentar no município por oito anos, ele foi o responsável pela denúncia no caso da empresa Rhodia

Por: Da Redação  -  01/03/19  -  12:07
Atualizado em 01/03/19 - 12:16

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (1), o ex-vereador de São Vicente Francisco Dias da Cruz Neto (PT), o Neto, aos 63 anos.


Metalúrgico, sempre foi ligado ao Partido dos Trabalhadores, Neto foi eleito vereador em 1988, no primeiro pleito que disputou, graças à sua atuação com o movimento católico. Na Câmara, lutou contra o monopólio transporte público e ficou conhecido pela atuação enfática nas denúncias de descarte ilegal do produto tóxico, conhecido como pó-da-China, pela empresa Rhodia, na região do Quarentenário e do Samaritá. A ação gerou investigação e a empresa foi obrigada a interromper o depósito do material. À época, 1991, a denúncia de Neto foi noticiada pelo Jornal Nacional.


Sua atuação também foi marcada pela luta contra os alagamentos e pela pavimentação da Cidade Náutica e da Vila Fátima.
Reeleito em 1992, foi primeiro-secretário da Casa na gestão de Renato Caruso e também atuou no Executivo, como secretário de planejamento, nos anos de 1995 e 1996. No Executivo, deu início ao projeto de urbanização da Praia do Itararé e desenvolveu o 2º Caderno de Caracterização do Município.


Após a atuação local, Neto seguiu para Brasília, acompanhando Aloizio Mercadante em seus mandatos de deputado federal, senador ministro de Ciência e Tecnologia, tornando-se uma espécie de interlocutor regional em Brasília. Após deixar o ministério, Neto tornou-se chefe de gabinete do deputado federal Vicente Cândido.


Neto deixa mãe, esposa e dois filhos. O velório será realizado na Câmara Municipal de São Vicente, a partir de 10 horas. O velório será às 17 horas, no Memorial Vicentino. A Prefeitura de São Vicente decretou luto oficial de três dias.


Nota de pesar


Em nota divulgada nas redes sociais, o Diretório do PT na Macrorregião da Baixada lamentou a morte de Neto, além de destacar a carreira política do ex-vereador.


"É com pesar que a Macro Baixada Santista, comunica aos seus militantes, filiados e amigos o falecimento do companheiro Francisco Dias da Cruz Neto. Vereador na cidade de São Vicente por duas legislaturas, Francisco Neto teve uma trajetória de destaque como dirigente municipal, regional e estadual do Partido dos Trabalhadores, assessor dos ex-deputados Aloisio Mercadante e Vicente Cândido, assessor no Senado Federal e no Ministério da Ciência e Tecnologia".


A Câmara Municipal de São Vicente informou quea sessão especial prevista para a tarde desta sexta, com a presença do prefeito Pedro Gouvêa (MDB), foi adiada para a próxima quinta-feira (7), às 15 horas devido ao falecimento de Neto. O Legislativo vicentino manifestou ainda suas condolências aos amigos e familiares do ex-vereador.


Ex-vereador Francisco Dias da Cruz Neto deixa mãe, esposa e dois filhos
Ex-vereador Francisco Dias da Cruz Neto deixa mãe, esposa e dois filhos   Foto: Divulgação/PT de São Vicente

Logo A Tribuna
Newsletter