Exército presta homenagem a militares de São Vicente que morreram no Haiti em 2010

Cerimônia foi realizada pelo comando do 2° Batalhão de Infantaria Leve Martim Afonso. Cabo Ari Dirceu Fernandes Júnior e o soldado Kleber da Silva Santos faziam parte da missão de paz no país da América Central

Por: Eduardo Brandão  -  10/01/20  -  13:56
Disparo ocorreu nas dependência do 2º BIL, em São Vicente
Disparo ocorreu nas dependência do 2º BIL, em São Vicente   Foto: Carlos Nogueira/AT

O comando do 2° Batalhão de Infantaria Leve (BIL) Martim Afonso prestou, nesta sexta-feira (10), homenagens aos dois militares vicentinos mortos no Haiti, em janeiro de 2010. O cabo Ari Dirceu Fernandes Júnior e o soldado Kleber da Silva Santos faziam parte da missão de Paz da ONU, sob o comando do Exército Brasileiro, quando um forte terremoto devastou o país da América Central.


O ato ocorreu durante a formatura de soldados que cumpriram o serviço militar obrigatório, e contou com a presença de familiares das vítimas fatais. Segundo o Exército, o cabo estava no Haiti desde 2004 e o soldado passou a fazer parte das operações especiais em 2006. Ambos se preparavam para regressar ao Brasil, semanas antes do terremoto.


Eles faziam parte de um grupo de 1.300 militares brasileiros, sendo 89 vicentinos, que estavam naquele país integrando a missão de paz no Haiti. Outros 16 militares do Brasil morreram na tragédia. “Trata-se de uma justa homenagem aos heróis nacionais que tombaram no cumprimento do dever", destaca o coronel Vinícius Labruna Rodrigues, comandante do 2° BIL.


As famílias das vítimas pediram compreensão pelo momento de reflexão e optaram por não falar com imprensa.


Logo A Tribuna
Newsletter