EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Estudantes de São Vicente ganham prêmio nacional por produção do jornal 'O Caicano'

Iniciativa é desenvolvida pelo 6º a 9º ano do Humaitá e comandado pela professora Leila Fernandes. Ela ganhou o prêmio 'Professor Transformador', oferecido pelo Joca, maior jornal voltado para os jovens e crianças

Os alunos da EMEF CAIC Ayrton Senna da Silva (Humaitá) receberam, na sexta-feira (1), reconhecimento nacional do projeto Nós nas Mídias pela criação do jornal O Caicano. O veículo de comunicação foi desenvolvido com estudantes de 6º a 9º ano e comandado pela professora de Língua Portuguesa, Leila Fernandes. A educadora recebeu o prêmio de “Professor Transformador”, oferecido pelo Joca, o maior jornal voltado para os jovens e crianças de circulação quinzenal impressa, além de publicação digital.

A solenidade aconteceu no Espaço Multicultural 22 de Janeiro (Praça Vinte e Dois de Janeiro – Gonzaguinha). Leila recebeu um leitor de livros digitais Kindle, a assinatura impressa do jornal e R$ 700 destinados a cursos, à escolha do vencedor (EAD ou presencial). “Receber este prêmio é uma honra. É mostrar a educação pública de qualidade que fazemos todos os dias. É o reconhecimento de um trabalho feito com muito amor, que transformou a história da nossa escola”, afirmou a professora.

O trabalho, desenvolvido pelos estudantes desde o ano passado, consiste em produzir textos jornalísticos, reproduzindo todas as etapas de uma redação de jornal. A “redação de imprensa” é formada por 20 alunos, que três vezes por semana realizam a reunião de pauta, partindo para o trabalho de campo e a produção dos textos que são publicados em página no Facebook. Além da escrita, o trabalho estende-se ao campo oral, com vídeos que alimentam o canal do jornal no YouTube.

Inicialmente, a ideia era criar uma sequência didática para trabalhar gêneros midiáticos com alunos dos 6° anos da unidade escolar. O trabalho começou com a apreciação de jornais locais para explorar a leitura de notícias e reportagens, resultando posteriormente na produção de textos desses gêneros textuais.Com o satisfatório resultado obtido, “O Caicano” foi criado e teve sua primeira edição divulgada entre os alunos e a comunidade escolar, despertando o prazer da escrita significativa, além de aguçar a criticidade. O sucesso foi tamanho que alunos de outras turmas também quiseram participar.

Por meio do projeto, foi possível conhecer a realidade de uma redação de notícias real e entrevistar personalidades políticas locais.

"Pela nossa experiência, os professores são essenciais para a difusão da importância de que crianças tenham contato com notícias desde a infância. Na sala de aula, são eles que impulsionam os estudantes a compreenderem o mundo por meio do jornalismo infanto-juvenil, ajudando a criar a cultura do consumo de notícias por crianças e jovens – ainda em desenvolvimento no Brasil", diz a fundadora e idealizadora do Jornal Joca, Stéphanie Habrich.

Prêmio Professor Transformador

O Professor Transformador premia as três melhores iniciativas, escolhidas por meio do envio de uma sequência de aulas utilizando o jornal, detalhando seu impacto em alunos de qualquer nível da Educação Básica. Além dos prêmios, os professores têm suas iniciativas publicadas na área de boas práticas do site do Joca.

Tudo sobre: