Estudantes de São Vicente ganham prêmio nacional por produção do jornal 'O Caicano'

Iniciativa é desenvolvida pelo 6º a 9º ano do Humaitá e comandado pela professora Leila Fernandes. Ela ganhou o prêmio 'Professor Transformador', oferecido pelo Joca, maior jornal voltado para os jovens e crianças

Por: De A Tribuna On-line  -  02/11/19  -  22:38
Alunos fazem textos jornalísticos, reproduzindo todas as etapas de uma redação de jornal
Alunos fazem textos jornalísticos, reproduzindo todas as etapas de uma redação de jornal   Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

Os alunos da EMEF CAIC Ayrton Senna da Silva (Humaitá) receberam, na sexta-feira (1), reconhecimento nacional do projeto Nós nas Mídias pela criação do jornal O Caicano. O veículo de comunicação foi desenvolvido com estudantes de 6º a 9º ano e comandado pela professora de Língua Portuguesa, Leila Fernandes. A educadora recebeu o prêmio de “Professor Transformador”, oferecido pelo Joca, o maior jornal voltado para os jovens e crianças de circulação quinzenal impressa, além de publicação digital.


A solenidade aconteceu no Espaço Multicultural 22 de Janeiro (Praça Vinte e Dois de Janeiro – Gonzaguinha). Leila recebeu um leitor de livros digitais Kindle, a assinatura impressa do jornal e R$ 700 destinados a cursos, à escolha do vencedor (EAD ou presencial). “Receber este prêmio é uma honra. É mostrar a educação pública de qualidade que fazemos todos os dias. É o reconhecimento de um trabalho feito com muito amor, que transformou a história da nossa escola”, afirmou a professora.


O trabalho, desenvolvido pelos estudantes desde o ano passado, consiste em produzir textos jornalísticos, reproduzindo todas as etapas de uma redação de jornal. A “redação de imprensa” é formada por 20 alunos, que três vezes por semana realizam a reunião de pauta, partindo para o trabalho de campo e a produção dos textos que são publicados em página no Facebook. Além da escrita, o trabalho estende-se ao campo oral, com vídeos que alimentam o canal do jornal no YouTube.


Inicialmente, a ideia era criar uma sequência didática para trabalhar gêneros midiáticos com alunos dos 6° anos da unidade escolar. O trabalho começou com a apreciação de jornais locais para explorar a leitura de notícias e reportagens, resultando posteriormente na produção de textos desses gêneros textuais.Com o satisfatório resultado obtido, “O Caicano” foi criado e teve sua primeira edição divulgada entre os alunos e a comunidade escolar, despertando o prazer da escrita significativa, além de aguçar a criticidade. O sucesso foi tamanho que alunos de outras turmas também quiseram participar.


Por meio do projeto, foi possível conhecer a realidade de uma redação de notícias real e entrevistar personalidades políticas locais.


"Pela nossa experiência, os professores são essenciais para a difusão da importância de que crianças tenham contato com notícias desde a infância. Na sala de aula, são eles que impulsionam os estudantes a compreenderem o mundo por meio do jornalismo infanto-juvenil, ajudando a criar a cultura do consumo de notícias por crianças e jovens – ainda em desenvolvimento no Brasil", diz a fundadora e idealizadora do Jornal Joca, Stéphanie Habrich.


Prêmio Professor Transformador


O Professor Transformador premia as três melhores iniciativas, escolhidas por meio do envio de uma sequência de aulas utilizando o jornal, detalhando seu impacto em alunos de qualquer nível da Educação Básica. Além dos prêmios, os professores têm suas iniciativas publicadas na área de boas práticas do site do Joca.


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