Estatuto da Criança e do Adolescente é tema de bloco carnavalesco em São Vicente

Bloco Eureca desfila há 14 anos no município trazendo temática que envolve os direitos humanos

Por: Yasmin Vilar & De A Tribuna On-line &  -  23/02/19  -  18:05
Bloco foi criado por projeto de São Bernado de Campo em 1991
Bloco foi criado por projeto de São Bernado de Campo em 1991   Foto: Divulgação/ Bloco Eureca

Crianças e adolescentes tomam as ruas de São Vicente com faixas e cartazes manifestando sobre os direitos assegurados pela Constituição de 1988. A bateria, composta por jovens do bairro Quarentenário, fica responsável por fazer o som que acompanhará o samba-enredo baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O bloco Eureca - Eu reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente – desceu a serra há 14 anos para proporcionar um carnaval diferente aos pequenos foliões da Baixada Santista.


O grupo sai pelas vias de São Vicente com o objetivo de conscientizar os foliões da cidade. “O bloco foi criado em São Bernardo do Campo em 1991. Em 2006, o projeto Camará foi convidado para conhecer a formação de educadores da iniciativa ‘Meninos e Meninas de Rua’, sendo proposta a formação do bloco no litoral”, explica o coordenador do bloco João Carlos Guilhermino.


O samba enredo deste ano será “Crianças e Jovens pela Construção da Cultura e dos Direitos Sociais”. De acordo com Guilhermino, a canção irá abordar o papel dos mais novos na formação intelectual da sociedade. “Queremos questionar o que é ser um jovem ativo na sociedade e qual a importância das crianças e adolescentes na parte cultural e política”.


A festa reúne cerca de 500 crianças de São Vicente e Santos em cada edição.  A bateria é formada por 20 jovens do bairro Quarentenário. O criador da edição vicentina do bloco ressalta que a única participação dos adultos é o cuidado com as crianças e adolescentes, oferecendo água durante o trajeto, já que são responsáveis por “fazer a festa acontecer”.


Bloco aborda temas do Estatuto da Criança e do Adolescente há 14 anos
Bloco aborda temas do Estatuto da Criança e do Adolescente há 14 anos   Foto: Divulgação/ Bloco Eureca

Bastidores


É nos bastidores do barracão improvisado em uma escola pública na Área Continental que o jovem Cristian Teixeira, de 19 anos, comanda a preparação de faixas e cartazes. “Já participo do bloco há cinco anos. Hoje estou à frente do barracão, pois sempre tive um envolvimento muito grande com a arte. Ver no dia o pessoal falando sobre os direitos humanos nas ruas traz uma sensação de outro mundo”, relata.


Também moradora do Quarentenário, Nayara Martins, de 16 anos, trabalha na confecção dos adereços antes do bloco ir às ruas da cidade. Participando do Eureca há quatro anos, a jovem conta que a parte favorita da folia é ver as crianças se divertindo com a temática. “O bloco dá a chance das pessoas conhecerem esse manifesto cultural e político. As crianças que participam crescem sabendo dos seus direitos”.  


Programação


Realizado neste domingo (24), a concentração do bloco está marcada para acontecer na Praça Tom Jobim, na praia da Biquinha, às 9h. O grupo sairá do local às 10h, desfilando pela orla da Praia do Gonzaguinha e parando no Largo Tomé de Souza, no bairro Boa Vista.


Logo A Tribuna
Newsletter