Entulho abandonado em São Vicente causa infestação de escorpiões, afirma moradora

Lixo jogado diariamente na calçada do Lar Vicentino tem preocupado vizinhos do local. Prefeitura afirma que enviará equipe ao local para fazer a coleta

Por: Marcela Ferreira  -  11/10/20  -  00:31
Entulho foi deixado na Rua Coronel Silva Teles, em calçada
Entulho foi deixado na Rua Coronel Silva Teles, em calçada   Foto: Arquivo Pessoal

Baratas, ratos e escorpiões têm aparecido na Rua Tamoios e Rua Coronel Silva Teles, no Parque São Vicente, desde que pessoas passaram a descartar entulho na calçada de uma casa de repouso para idosos.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A denúncia foi feita por uma moradora da região, que preferiu não se identificar, e tentou por dias fazer com que a prefeitura recolhesse o material descartado, temendo que alguém se machucasse com os animais atraídos pelos resíduos.


Ela relata que chegou a ligar para a Guarda Civil Municipal, que a orientou a entrar em contato com a extinta Codesavi.


Entulho foi deixado em calçada de casa de repouso, na Rua Tamoios
Entulho foi deixado em calçada de casa de repouso, na Rua Tamoios   Foto: Arquivo pessoal

A direção do Lar Vicentino Assistência à Velhice diz que desconhece o problema, pois não foi procurada pela moradora que fez a denúncia. No entanto, esclarece que a mesma deve encaminhar o caso ao órgão competente da Prefeitura de São Vicente para que sejam tomadas as devidas providências.


A Prefeitura de São Vicente informou para ATribuna.com.br que enviaria uma equipe ao local para a retirada do entulho acumulado. Em nota, a prefeitura ressalta que a orientação é para que o munícipe não realize descarte de forma irregular, uma vez que, além da coleta de lixo domiciliar, a Cidade oferece outros serviços, entre os quais, coleta seletiva, ecopontos e cata treco.


Serviços


A coleta seletiva oferece coleta de lixo reciclável nos bairros, conforme cronograma semanal. Os ecopontos têm pontos fixos que recebem material reciclável. As unidades ficam na Avenida Paulo Horneaux de Moura, 101, na Cidade Náutica; Avenida Juiz de Fora, 48, Vila Voturuá; e Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco. O funcionamento é das 9 às 17 horas, com intervalo para almoço das equipes de serviço.


O cata treco funciona com agendamento para a retirada gratuita de móveis e eletrodomésticos usados, bem como restos da Construção Civil (RCC), com limite de até cinco sacos. O agendamento pode ser feito por meio do WhatsApp 99195-7334 e dos telefones 3461-2756 (Área Insular) e 3566-6546 (Área Continental), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Após fazer a solicitação, o morador recebe um número de protocolo, que deve ser colocado junto ao material a ser descartado.


A Zeladoria também recebe denúncias sobre descarte irregular pelo WhatsApp (13) 98801-3553.


Logo A Tribuna
Newsletter