EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

11 de Dezembro de 2019

Engenheira Agrônoma representa São Vicente em Encontro Regional em Cananeia

Grupo é formado por 45 pessoas das cidades do Vale do Ribeira, Litoral Norte e Baixada Santista

A engenheira agrônoma Joanete Maria do Nascimento representará a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) de São Vicente no Encontro Regional dos Comitês de Bacia Hidrográfica da Vertente Litorânea, que acontece em Cananeia, até esta sexta-feira (24).

No encontro, os representantes da Vertente Litorânea serão capacitados. A equipe é composta pelos comitês de bacia (CBH-BS, CBH-LN, CBH-VR), com base na legislação de recursos hídricos vigente para gestão dos temas. O trabalho dos envolvidos é atender o compromisso comum de lançar água limpa no mar.

A engenheira explica que a Vertente Litorânea agrega os Municípios das três unidades hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) do Estado de São Paulo, que tem interface com o Oceano Atlântico.

Os temas a serem discutidos no Encontro, em dois dias, são:

- Redes de monitoramento hidrometereológico, sedimentológico, maregráfico e de qualidade e balneabilidade na vertente litorânea;

- Enquadramento dos corpos d’água e identificação das fontes poluidoras;

- Cadastro de captações alternativas e outorgadas, sistemas coletivos alternativos de água e esgoto e suas relações com os Planos Municipais de Saneamento;

- Sistemas alternativos de captação e tratamento;

- Estratégias para enfrentamento da sazonalidade x infraestrutura.

Tudo sobre: