Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado neste domingo em São Vicente

Praça 22 de Janeiro, no Centro, vai contar com uma programação gratuita das 10h às 17h

Por: De A Tribuna On-line  -  14/12/19  -  22:16
Praça 22 de Janeiro, São Vicente
Praça 22 de Janeiro, São Vicente   Foto: Cássio Moraes/Prefeitura de São Vicente

O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorada neste domingo (15) e em São Vicente a Praça 22 de Janeiro, no Centro, vai contar com uma programação especial das 10 às 17h. O período da manhã é para apresentações de músicos e compositores da região, além de performances de dança e canto com indígenas da aldeia Paranapuã. Também haverá Feira de Empreendimentos Populares e Economia Solidária. A tarde será marcada por apresentações de grupos do setor.


A data é uma referência ao ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988. Ele é lembrado pela luta em defesa dos povos da Amazônia. Paul Singer e ancestrais indígenas também serão homenageados. Para encerrar o evento, haverá apresentação de uma dança circular.


A ação é realizada pelo Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista em parceria com a Prefeitura de São Vicente.


Economia Solidaria é Lei


No início deste mês, São Vicente sancionou a lei municipal 3958-A, que cria a Economia Solidária no Município. De acordo com o texto, “fica instituído no âmbito do município a Política de Fomento à Economia Solidária, denominada EcoSol SV”. O objetivo é o de contribuir na integração das estratégias de inclusão socioeconômica e desenvolvimento local com distribuição equitativa. A ação prioriza grupos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, como pessoas com necessidades especiais, população em situação de rua, egressos do sistema penitenciário, povos e comunidades tradicionais.


A execução da EcoSol SV fica sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social (Seas), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações de Trabalho (Sedect), visando a estabelecer normas e procedimentos para a implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação, com suporte de todas as demais Secretarias e o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente.


Os princípios da EcoSol SVI baseiam-se na valorização do ser humano; o bem-estar e a justiça social; o direito ao trabalho decente; a priorização do trabalho; a valorização da autogestão, da cooperação e da solidariedade; o tratamento igualitário a todas as pessoas, sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero, idade, credo político ou religioso e demais formas de discriminação.


Logo A Tribuna
Newsletter