Deputado apresenta emenda para garantir verba em obras na Ponte dos Barreiros, em São Vicente

Caio França propôs que sejam reservados R$ 40 milhões para a recuperação da estrutura, principal ligação viária entre as áreas Continental e Insular da cidade

Por: Sandro Thadeu & Com informações de A Tribuna On-line &  -  28/10/19  -  10:13
Atualizado em 28/10/19 - 10:42
Após recomendação do IPT, foram instaladas duas lombadas na Ponte dos Barreiros
Após recomendação do IPT, foram instaladas duas lombadas na Ponte dos Barreiros   Foto: Cesar Morgado/Prefeitura de São Vicente

O deputado estadual Caio França (PSB) apresentou, na última semana, uma emenda ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente a 2020 para que sejam reservados R$ 40 milhões afim de viabilizar as obras de recuperação da Ponte A Tribuna, conhecida também como Ponte dos Barreiros, a principal ligação viária entre as áreas Continental e Insular de São Vicente.


O socialista justificou que a única previsão de investimento para a Baixada Santista que consta no orçamento paulista do próximo ano é para a continuidade da implantação do sistema integrado de transporte de passageiros.


O município também tenta recursos para as obras. Em setembro, o prefeito Pedro Gouvêa (MDB) em Brasília para pedir apoio da União. Acompanhado por vereadores, o chefe do Executivo vicentino protocolou, na Secretaria de Governo da Presidência, pedido emergencial de apoio à reforma da ponte. Também fez reuniões com deputados, senadores e em ministérios.


No final de agosto, o juiz Fábio Francisco Taborda, da Vara da Fazenda Pública de São Vicente, determinou à Prefeitura de São Vicente a contratação, em até 90 dias, de novo laudo estrutural da Ponte dos Barreiros, que liga as áreas Insular e Continental da Cidade


O magistrado ainda recomendou que esse documento seja elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e traga uma prova de carga da estrutura.


Na mesma decisão, Taborda indeferiu o pedido do Ministério Público para interdição total do local, mas cobrou que a Prefeitura vicentina deve se comprometer a obter o laudo. Se isso não for feito, o juiz deixou clara a possibilidade de a Ponte dos Barreiros ser fechada.


Já em setembro, a administração municipal concluiu a instalação de um radar na Ponte A Tribuna. O equipamento conta com a tecnologia OCR e atua no controle de velocidade. O limite máximo de velocidade dos veículos foi estabelecido em 40 km/h.


Logo A Tribuna
Newsletter