Deputada pede à Defesa Civil obras de contenção nos morros de São Vicente

Rosana Valle (PSB) afirma que há risco de novos deslizamentos nos morros do Parque Prainha e Barbosas

Afetadas pelas chuvas torrenciais que atingiram a região em março passado, as encostas de São Vicente devem passar em breve por obras tendo recursos da União. A deputada federal Rosana Valle (PSB) solicitou ao secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, a liberação da verba e autorizações para as intervenções nos morros do Parque Prainha e Barbosas. 

O custo total das intervenções, orçado pela Prefeitura, é de R$ 9,7 milhões. E o dinheiro foi assegurado, em abril, pelo órgão federal. Os deslizamentos nos morros dos Barbosas e Parque Prainha representam risco às mais de 18 mil pessoas que passam diariamente pelas avenidas Getúlio Vargas e Saturnino de Brito, situadas ao longo destas elevações.  

Rosana Valle afirmou que as encostas estão expostas, com claros sinais de iminentes deslizamentos, afetando, além dos frequentadores destes locais, os moradores das residências próximas ameaçadas.  

“No Parque Prainha os deslizamentos podem vir a isolar o acesso a uma tribo de índios guaranis; ao Parque Estadual Xixová-Japuí e aos moradores ao longo da Avenida Saturnino de Brito. O mesmo acontece no acesso ao Morro dos Barbosas, na face voltada para a Rua do Colégio’, diz a deputada.  

Os pedidos para as obras foram encaminhados e estão sob a análise dos engenheiros da Defesa Civil Nacional, segundo informou a secretária-adjunta do Meio Ambiente de São Vicente, Silmara Oliveira Casadei.  

“Os engenheiros pediram correções no primeiro pedido. Nós fizemos e reapresentamos. Agora queremos um retorno. As ameaças mais graves estão no Parque Prainha e no trecho do Morro dos Barbosas, incluindo os fundos do Edifício Mirante, perto da Biquinha”, garante a secretária. 

A deputada federal Rosana Valle, em oficio ao secretário Alexandre Lucas, alertou sobre os riscos iminentes de novos deslizamentos, sobretudo com as chuvas verificadas nos últimos dias.  “Nos trechos afetados no Morro dos Barbosas e no Parque Prainha são necessárias obras de estabilização das encostas, utilizando uma solução mista de gabião e solo grampeado”, informou a deputada. 

O apelo da parlamentar é para que sejam autorizadas obras pelo menos nos trechos que oferecem mais riscos aos moradores e pessoas que passam diariamente ao lado dos morros a pé, de bicicleta e de carro. “Basta olhar para as encostas e ver que o risco é muito grave”, conclui. 

Tudo sobre: