Codesavi flagra novo descarte irregular de lixo no Jóquei Clube, em São Vicente

Calçada que fica na esquina das ruas Gabriel Passos e Carijós é identificada, pela companhia, como um dos pontos crônicos

Por: De A Tribuna On-line  -  22/03/19  -  13:34

A Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) voltou a expor, nesta sexta-feira (22) o descarte de lixo irregular na calçada que fica na esquina das ruas Gabriel Passos e Carijós, no Jóquei Clube. O local, considerado um ponto crônico de descarte pela companhia, já havia sido flagrado em situação semelhante na sexta-feira anterior (15). 


À ocasião, a Codesavi informou que as pessoas voltaram a jogar entulho e resíduos na calçada apenas quatro horas após uma equipe da empresa realizar a limpeza e capinação do mato


“Nada justifica a presença de pontos crônicos de descarte irregular em nossa Cidade”, argumentou o presidente da Codesavi, Osvaldo Bueno Júnior. Ele ressaltou que a empresa disponibiliza serviços gratuitos como o Cata Treco, que recolhe, por agendamento móveis e eletrodomésticos velhos, além de restos da Construção Civil (RCC), e a Coleta Seletiva, responsável por recolher material reciclável como plástico, papelão, vidro, entre outros.


Calçada no Jóquei Clube é um dos pontos crônicos de descarte de lixo em São Vicente
Calçada no Jóquei Clube é um dos pontos crônicos de descarte de lixo em São Vicente   Foto: Reprodução/Codesavi

De acordo com Bueno Júnior, os locais crônicos de descarte de lixo e entulho variam. Até o ano passado, um dos pontos era a Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior, no Parque Bitaru (atrás do Estádio Mansueto Pierotti), mas as campanhas de conscientização têm diminuído o volume deixado no local.


Atualmente, um dos pontos é o final da Avenida Nações Unidas, na Esplanada dos Barreiros, onde foi feito um flagrante na última segunda-feira (18), onde o morador flagrado retornou e recolheu o material depositado. “Estamos vigilantes para eliminar estes pontos crônicos”, destacou o presidente da companhia.


No caso registrado no Jóquei Clube, chama a atenção o fato do muro onde é realizado o descarte ter os dizeres "proibido jogar lixo" escrito. Na página da Codesavi, nas redes sociais, os munícipes voltaram a comentar a situação.


"Isso mesmo. São porcos. A culpa é deles (moradores), mesmo. Jogam o lixo deles na rua", escreveu uma internauta.


"Tem alguns moradores que não tem vergonha na cara. Jogam tudo nas vias e depois reclamam das ruas cheias. Moro na Avenida Nações Unidas e vejo cada absurdo de algumas pessoas que jogam lixo domésticos fora do dia, começando por alguns comerciantes. Tudo porco", disse outro morador.


Cata Treco


Em São Vicente, o serviço de Cata Treco atua no recolhimento de móveis e eletrodomésticos usados, além de restos da Construção Civil (RCC), até 5 sacos ou 1 metro cúbico.


O Cata Treco é gratuito e atende por agendamento, que pode ser feito de segunda a sexta-feira. Os moradores da Área Insular devem solicitar as retiradas pelos telefones (13) 3464-7158 e (13) 3462-9740, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na Área Continental, o número é o (13) 3566-6546, que funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h. O prazo de recolhimento é de três a cinco dias úteis.


Segundo a Codesavi, de janeiro até março, já foram realizados aproximadamente 5 mil atendimentos. No ano passado, durante o mesmo período, este número era de 4 mil. Já o cronograma da passagem dos caminhões da Coleta Seletiva está disponível no site www.codesavi.com.br.


Logo A Tribuna
Newsletter