Cidades da Baixada Santista integram projeto da Unicef contra violência infantil

Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente fazem parte da rede de assistências para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/06/20  -  23:49
  Foto: Divulgação

Cinco cidades da Baixada Santista fazem parte do projeto ‘Crescer com Proteção’, desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). São Vicente, Praia Grande, Mongaguá,  Itanhaém e Peruíbe foram incluídas na rede de assistências contra a violência, com o objetivo de assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes da região. 


Além dos municípios da região, Cananeia, Ilha Comprida, Iguape (no Vale do Ribeira) também estão incluídas na rede de proteção infantil. A novidade foi anunciada em  videoconferência com a chefe do Unicef de São Paulo, Adriana Alvarenga, o gerente de proteção em São Paulo, Raniere Pontes e do prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa (MDB).  


Os desenvolvedores do projeto realizam uma análise de situação de indicadores, privações de direitos e múltiplas dimensões do sistema de garantia de atribuições para, assim, mobilizarem os munícipes e prevenirem e detectarem todas as formas de violência.  


As equipes técnicas e gestoras da Educação, Saúde, Serviço Social e Segurança Pública das oito regiões participantes serão capacitadas com ferramentas de prevenção, para saberem as melhores formas de lidar e garantir a segurança dos jovens.  


“Fico feliz em saber que as propostas definidas estão amplamente conectadas com o trabalho já desenvolvido em São Vicente. Agora, vamos todos juntos, e ainda mais fortes, dar continuidade e ampliar tudo o que é feito em benefício de nossas crianças e nossos adolescentes”, afirma o prefeito vicentino.  


Pedro fez referência aos projetos municipais, desenvolvidos em conjunto pelas secretarias de Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e Assistência Social (Seas). “Em São Vicente, temos uma aproximação entre a Educação, a Saúde e a Assistência Social. É um trabalho de muita união e que tem obtido bons resultados, assistindo a todas às crianças e aos adolescentes que necessitam de apoio”, destaca a  secretária municipal de Saúde. Vera Sarmento.  


Titular da pasta de Educação, Eugênia Marcondes ressalta que a parceria vai ampliar a rede de proteção de crianças e adolescentes em São Vicente. “As propostas vêm para somar com o que temos feito. Isso é muito importante”, garante. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter