Casa do Barão em São Vicente realiza live junina em homenagem a São Pedro, o Pescador

Comemoração acontece nesta segunda-feira (29), dia do Padroeiro, com transmissão pelas redes sociais do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente

O Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV) realiza, nesta segunda-feira (29), o seu tradicional arraial em homenagem a São Pedro, o Pescador. Neste ano, o festejo no dia do padroeiro ocorrerá de forma remota, com transmissão pelas redes sociais. A live está marcada para iniciar a partir da 19h, pelo Facebook do Instituto e Instagram (@ihgsv). 

O diretor presidente do IHGSV, Paulo Eduardo Costa, explica que a versão online do tradicional evento foi organizada para “não nos esqueçamos de nossa tradição”. Até o ano passado, o encontro anual acontecia nos jardins da Casa do Barão, sede de instituição, que fica no centro da Cidade. O evento contava com temáticas de comida e apresentação de quadrilhas convidadas.

“Resolvemos, com todos os cuidados preventivos, proporcionar ao público ainda que virtualmente a típica dança junina, de formas que a que nossa memória fique sempre vivida com relação ao nosso folclore”, diz. 

Ele explica que uma das missões do IHGSV é preservar a tradição da cidade, “de levar a riqueza cultural e espiritual que a Festa de São Pedro, Santo Antônio e São João nos traz”. Contudo, devido às limitações para evitar a transmissão de Covid-19, este ano haverá única apresentação, no dia de São Pedro o Pescador, em formato de live.  

“De forma adaptada, a Quadrilha Junina irá apresentar a Tradicional Dança Folclórica Junina com tudo que se tem direito: marcador ou animador, coreografia, vestimenta e música caipira, respeitando a distância prevista em lei”,  diz.  

Costa acrescenta que os vizinhos do histórico imóvel vicentino poderão acompanhar o festejo de suas sacadas e janelas, porém não será permitido público no local em respeito às normas sanitárias impostas pelas autoridades. Ele garante que os participantes do festejo vão manter distância de 1,5 metro entre cada integrante na hora da dança, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Tudo sobre: