EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

9 de Dezembro de 2019

Casa de Cultura Afro-brasileira inicia exposição em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Encontro de Manifestações Culturais Negras também lembra memória de Zumbi dos Palmares. Evento começa neste domingo (17) em São Vicente

A Casa de Cultura Afro-brasileira no Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia (Rua Dona Anita Costa s/nº - Vila Voturuá) realiza o Encontro de Manifestações Culturais Negras 2019 neste domingo (17), a partir das 10h. A abertura do evento contará com a exposição Orixás e Seus Adornos. A mostra pode ser conferida até o dia 1º de dezembro. A iniciativa é realizada em comemoração ao Dia da Consciência Negra e a Zumbi dos Palmares, líder quilombola, em Alagoas.

Outra atração será a palestra ministrada pelo advogado Flavio Viana. Ele vai abordar sobre o dendezeiro e sua importância para os povos e comunidades tradicionais afro-brasileiros e seu início de plantio.

O público também poderá assistir à apresentação de capoeira do Grupo Mestre Caco e uma declamação de poesia pelo professor Anguair Gomes e pelo poeta e ex-integrante integrante da Academia Vicentina de Letras, Olimpo Coelho Araújo. A programação ainda inclui louvação ao dendezeiro, cânticos, rezas e danças tradicionais.

Ao termino dos eventos, será oferecido um café da manhã para o público presente.

O evento é uma realização da Secretaria de Turismo (Setur), da Casa Filhos de Aruanda, Casa Inzo Mametu Matamba Ria Congo Morunzambe, Casa Olê Axé Abalonei, Casa Ile Axé Oxumaré, Casa Ile Ase Ofa Bomym e Movimento Afose Laroye. O Conselho de Promoção da Igualdade Racial e a Prefeitura de São Vicente são apoiadores da ação.

Tudo sobre: