Caio França cobra posição do estado sobre reforma da Ponte A Tribuna, em São Vicente

Entre outros questionamentos, deputado estadual indaga sobre a data de início e o prazo para obras na estrutura situada sobre o canal dos Barreiros

Por: De A Tribuna On-line  -  03/05/19  -  13:16
Após recomendação do IPT, foram instaladas duas lombadas na Ponte dos Barreiros
Após recomendação do IPT, foram instaladas duas lombadas na Ponte dos Barreiros   Foto: Cesar Morgado/Prefeitura de São Vicente

O deputado estadual Caio França (PSB) enviou um requerimento, direcionado ao Secretário de Estado de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, onde cobra um posicionamento do governo sobre questões envolvendo a Ponte A Tribuna, também conhecida como Ponte dos Barreiros, em São Vicente. A ponte liga as áreas continental e insular do município.


O documento foi apresentado durante sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na última terça-feira (30). Entre os questionamentos, o parlamentar indagou sobre a data de início e o prazo para obras na estrutura situada sobre o canal dos Barreiros.


França foi procurado pelo prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa (MDB), para tratar do tema. De acordo com o pessebista, ele foi informado sobre a situação de urgência que demanda das obras de reforma da ponte. A prefeitura do município enviou, também, um ofício à Secretaria para alertar quanto a necessidade dos trabalhos. 


O deputado questionou se Baldy teve ciência deste ofício e do conteúdo elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), acerca das condições estruturais da ponte A Tribuna.


"A vistoria do IPT 'in loco' foi realizada em dezembro de 2018 e, de imediato, foram recomendadas algumas ações preliminares que deveriam ser adotadas pela administração, enquanto o órgão elaborava o relatório mais detalhado. Dentre essas ações estava a suspensão da passagem de caminhões pela ponte e a implantação de duas lombadas, que era motivo de reclamação dos moradores", comentou França, em sua justificativa.


Os caminhões voltaram a trafegar sobre a ponte em 18 de abril. Entretanto, o laudo feito pelo IPT destacou que o período de uso da estrutura por esse tipo de veículo é, no máximo, de 180 dias. "A liberação foi dada até que as obras de recuperação da ponte sejam iniciadas. O processo de deterioração das estruturas de suporte é contínuo e está aumentado o risco à segurança dos usuários", pontou o documento elaborado pelo instituto e citado pelo parlamentar no requerimento.


Entenda o caso


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas elaborou um laudo para atestar as condições da Ponte A Tribuna, localizada sobre o canal dos Barreiros, em São Vicente. O estudo começou a ser realizado no final do ano passado. Em ações preliminares, o IPT solicitou à prefeitura que instalasse duas lombadas e proibisse o tráfego de caminhões


Em 5 de janeiro, a administração municipal interditou a estrutura para o tráfego de veículos pesados. A medida ocorreu depois que técnicos e engenheiros do Instituto fizeram testes de carga na ponte. Entre as orientações está a proibição da passagem de caminhões de qualquer tipo. Ônibus, micro-ônibus e automóveis e motos foram liberados para transitar na ponte.


Em 18 de abril, o tráfego de caminhões voltou a ser liberado. Entretanto, o estudo feito pelos técnicos do IPT orientou a prefeitura a recuperar as vigas de sustentação da ponte em, no máximo, seis meses.


Logo A Tribuna
Newsletter