Busto histórico de São Vicente é depredado e moradores da cidade se revoltam

Monumento do Barão de Rio Branco foi vandalizado. Estátua fica localizada na Praça que leva o mesmo nome, no Centro da cidade

Por: Cássio Lyra  -  10/09/20  -  11:30
Equipes da prefeitura realizaram reparos e pintura no monumento
Equipes da prefeitura realizaram reparos e pintura no monumento   Foto: Montagem/Reprodução

O busto do Barão de Rio Branco, localizado no Centro de São Vicente, amanheceu depredado na última terça-feira (8). A foto do monumento vandalizado viralizou nas redes sociais e causou revolta nos moradores.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


O busto do Barão, que fica localizado na Praça que leva o mesmo nome, no Centro da cidade, foi retirado para pintura no ano passado. Na manhã de terça-feira (8), ele foi encontrado depredado.


A foto do monumento viralizou rapidamente nas redes sociais, causando muita revolta em moradores, que pediam por mais ações de fiscalização do poder público, além de conscientização da população em preservar o patrimônio da cidade.


A Prefeitura de São Vicente informou que profissionais do departamento de Restauração da Secretaria de Cultura realizaram serviços de limpeza geral e pintura da estátua na manhã da última quarta-feira (9).


Por meio de nota, a prefeitura afirmou que equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) vai intensificar a segurança dos monumentos públicos da cidade.


Busto do Barão de Rio Branco foi depredado no Centro de São Vicente
Busto do Barão de Rio Branco foi depredado no Centro de São Vicente   Foto: Reprodução/Conexão 013

História


O busto do Barão de Rio Branco foi instalado na Praça que leva o mesmo nome em 1979, segundo a secretaria de Cultura, durante uma grande revitalização no local.


Barão do Rio Branco foi bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. Ele ingressou nos estudos jurídicos ainda em 1862, na Faculdade de Direito de São Paulo, porém transferiu-se no último ano para o Pernambuco.


Filho de José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco, Rio Branco é o patrono da diplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil.


Logo A Tribuna
Newsletter