Após filas em shopping, prefeito de São Vicente pede conscientização da população

Pedro Gouvêa explanou motivos que levaram as pessoas às ruas na última terça-feira (9) e defendeu a reabertura gradual do comércio

Por: Cássio Lyra  -  10/06/20  -  20:21
Prefeito defendeu flexibilização, mas pede conscientização da população ao sair nas ruas
Prefeito defendeu flexibilização, mas pede conscientização da população ao sair nas ruas   Foto: Sílvio Luiz/AT

São Vicente foi a primeira cidade da Baixada Santista que se antecipou ao Governo do Estado e fez uma abertura gradual dos comércios, principalmente os da região central. O ápice da flexibilização ocorreu com a reabertura do shopping Brisamar. Após diversos registros de aglomeração e longas filas para entrar no shopping, o prefeito Pedro Gouvêa (MDB) defendeu a decisão de reabertura.


As imagens das longas filas das pessoas que estavam para entra no shopping repercutiram nas redes sociais e causou muita indignação tanto de vicentinos, como a população de outros municípios da região. Apesar disso, o prefeito Pedro Gouvêa explanou motivos que levaram os munícipes a se aglomerarem e defendeu a reabertura, citando mais serviços de atendimento à população.


"É preciso entender, que, após mais de dois meses nesta situação de isolamento, muitas pessoas comecem a sentir a necessidade de sair de casa, o que gera um maior número de gente nas ruas, inclusive pessoas de outras cidades, que estão vindo a São Vicente em busca de serviços que já são disponibilizados no nosso município", explicou o prefeito.


Entidade defende maio período de funcionamento para reduzir perdas do setor de varejo
Entidade defende maio período de funcionamento para reduzir perdas do setor de varejo   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

"A abertura gradual dos comércios vicentinos segue critérios de segurança e higiene. O shopping foi notificado para que tomasse providências quanto a filas para não haver aglomerações na entrada do estabelecimento. A flexibilização representa única e exclusivamente a possibilidade de mais alguns serviços disponíveis para a população. Porém, as pessoas devem procurá-los apenas em casos de necessidade".


O prefeito vicentino reafirmou que o plano de reabertura gradual do comércio foi elaborado a partir de dados técnicos e com regras rígidas, que devem ser seguidos por todos os estabelecimentos comerciais. Ajustes continuam sendo feitos, para que a abertura do comércio possa ser mantida, seguindo todos os critérios de segurança para a população e para os profissionais do ramo.


Prefeito afirmou que shopping foi notificado para fiscalizar e evitar longas filas para a entrada de pessoas no shopping
Prefeito afirmou que shopping foi notificado para fiscalizar e evitar longas filas para a entrada de pessoas no shopping   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Feriado


Visando o feriado de quinta-feira (11), data em que o shopping funcionará normalmente, a prefeitura vai intensificar as ações de orientação para que as pessoas fiquem em casa. "A participação da população é fundamental", comentou o prefeito.


Liminar da Justiça


Uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) na terça-feira (9) determina o fechamento do comércio em São Vicente. Segundo o documento, a medida de reabertura gradual do comércio (Lei Municipal nº 4.027-A, de 29 de maio de 2020) coloca em risco a saúde da população, além de descumprir a determinação do Governo do Estado de São Paulo.


A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sejur), informa que, até o momento, não recebeu a notificação da intimação do Tribunal de Justiça do Estado.


Pessoas lotaram o shopping nos primeiros dias de reabertura
Pessoas lotaram o shopping nos primeiros dias de reabertura   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Logo A Tribuna
Newsletter