Após conclusão de reforma emergencial, São Vicente tenta liberar parcialmente Ponte dos Barreiros

Aval do judiciário poderá fazer que uma das faixas seja utilizada no Sistema Siga e Pare; acesso está interditado desde o novembro passado

Por: Eduardo Brandão  -  09/06/20  -  02:00
Após recomendação do IPT, foram instaladas duas lombadas na Ponte dos Barreiros
Após recomendação do IPT, foram instaladas duas lombadas na Ponte dos Barreiros   Foto: Cesar Morgado/Prefeitura de São Vicente

A prefeitura de São Vicente afirma ter dado início ao pedido de análise estrutural da Ponte dos Barreiros – principal acesso entre as regiões insular e continental da cidade –, que teve a fase inicial de recuperação emergencial concluída no sábado (6). Laudos comprovando que o equipamento não apresenta mais o risco de colapso serão encaminhados à Justiça. Caberá ao judiciário decidir se uma das faixas poderá ser liberada parcialmente para o tráfego de veículos.


A expectativa da administração vicentina é que uma das vias tenha o fluxo permitido – a do lado direito, no sentido ilha ao continente. Com isso, adotar o Sistema Siga e Pare, modelo no qual uma das faixas é liberada para utilizar o acesso, enquanto a mão contrária aguarda por sua vez. O formato ficou em operação nos meses finais de 2019, antes de o acesso ser completamente fechado pela Justiça, em 30 de novembro. 


Essa possibilidade consta no acordo costurado com o judiciário que poderia antecipar o uso do acesso. Caso os documentos consigam comprovar a recuperação de duas travessas e 52 vigas transversais do equipamento, alvos da reforma emergencial, a prefeitura avalia ser possível a retomada do trânsito de veículos leves e ônibus. 


Em paralelo ao pedido judicial, teve iniciou a elaboração do projeto executivo que prevê a segunda fase de recuperação da ponte. Sem citar prazos, a administração vicentina fala que ao final desta etapa, dará andamento ao edital para a definição da empresa que ficará responsável pela execução da etapa complementar de recuperação do trecho rodoviário da ponte.


Reforma 


A primeira fase para recuperação da Ponte dos Barreiros foi encerrada no sábado (6), dias antes do prazo previsto no cronograma de obras – que era previsto para o final deste mês. A finalização foi com a entrega de duas travessas (vigas transversais ou secundárias), que também passaram por restauro. 


A primeira fase de obras foi iniciada em abril para a recuperação de 52 estacas que apresentavam maior desgaste, uma longarina (vigas longitudinais ou principais) de um dos tabuleiros e três travessas. Para a obra, a Terracom – empresa vencedora da licitação emergencial – utilizou 76 profissionais, incluindo equipe operacional, mergulhadores, setor administrativo, área técnica e condutores de embarcações.


As intervenções no acesso estão divididas em duas fases, sendo a primeira em caráter emergencial no valor de R$ 5.767.831,91. A segunda fase, no valor de R$ 51.064.668,68, contempla a recuperação das demais estacas e reforma da mesa.


Logo A Tribuna
Newsletter