Aniversário de São Vicente terá encenação em web série e programação especial

Atividades culturais comemorativas aos 489 anos de fundação da cidade acontecem durante todo o mês de janeiro; confira

Na contagem regressiva para celebrar os 489 anos de fundação, São Vicente organiza uma série de ações para comemorar o aniversário da primeira Cidade do País, celebrado em 22 de janeiro. Uma série de ações culturais marcam a data especial para os vicentinos. O ponto alto das comemorações ocorrerá no novo formato da tradicional encenação de formação da Vila que deu origem à formação do Brasil.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Na última sexta-feira (08), começaram as inscrições para o concurso “Desenhe São Vicente”, voltado ao público infantojuvenil. O objetivo é estimular crianças de 7 a 12 anos a exercitarem a criatividade desenhando paisagens ou algum espaço público da Cidade. A premiação para os dez primeiros colocados será a divulgação das obras no site e nas redes sociais da Prefeitura e, ainda, serão presenteados com brindes e a participação em uma sorvetada com o prefeito Kayo Amado.

Outra atividade é a campanha “Declare seu amor por São Vicente”, que é uma ação de resgate do orgulho de ser vicentino. Os moradores poderão enviar fotos ou vídeos com uma mensagem de carinho à Cidade. As imagens devem ser encaminhadas até 20 de janeiro pelo e-mail da prefeitura. As fotos e vídeos produzidos serão divulgados nas redes sociais da Prefeitura.

São Vicente completa 489 anos no próximo dia 22 (Foto: Alberto Marques/Arquivo/AT)

Devido à pandemia, a tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente não ocorrerá no formato original, na praia, com grande público e elenco, pois a prioridade é a proteção e cuidado com a vida humana. Em caráter especial, a Encenação será apresentada no formato de uma web série em cinco capítulos, destacando os bastidores do espetáculo.

De acordo com a secretária de Cultura, Elizangela Nobre Bafini, é importante mostrar para a população como tudo é produzido e quem são as pessoas que fazem a Encenação acontecer. “Queremos mostrar desde os diretores, equipe de produção, técnicos, até o coração do espetáculo, que é o grande elenco, formado por moradores da Cidade e região”.

Neste documentário também será possível conhecer um pouco de cada uma dessas pessoas e as histórias dentro deste espetáculo que faz parte da vida dos vicentinos. “Para nós, este filme é um marco simbólico que apresenta como queremos caminhar pelos próximos anos: valorizando o cidadão e colocando-o sempre em papel de destaque”, declarou a secretária.

O primeiro capítulo do documentário será lançado no dia 18 de janeiro, às 20 horas, no YouTube da TV Primeira e também nas redes sociais da Prefeitura. Cada capítulo terá cerca de 15 minutos de duração. Logo no primeiro vídeo lançado, os vicentinos terão uma grande surpresa. “A ideia é levar a Encenação para dentro da casa das pessoas”, contou Elizangela, que não revelou mais detalhes para não estragar a surpresa.

Aniversário da Cidade

No dia da comemoração dos 489 anos de São Vicente, acontecerá o hasteamento das bandeiras na Subprefeitura da Área Continental. Será a primeira vez que o evento acontece nesta região do município. Por conta da pandemia, neste ano não será oferecido o bolo de aniversário nas celebrações da Cidade.

Tudo sobre: