Voluntários se mobilizam para realizar festa de debutante para jovem carente

Débora, a aniversariante, completou 15 anos no dia 23 de janeiro. Festa será realizada na próxima quinta-feira

Por: Verônica Sampaio & De A Tribuna On-line &  -  26/02/19  -  13:35
O pai de Débora, que é carrinheiro, cuida dos 5 filhos sozinho
O pai de Débora, que é carrinheiro, cuida dos 5 filhos sozinho   Foto: Sandra Maria de Miranda Costa/ Arquivo Pessoal

Muitas crianças carentes vivem nos cortiços de Santos, e a maioria delas não consegue realizar seus sonhos. Sabendo das dificuldades, a santista Sandra Maria de Miranda Costa, de 54 anos, decidiu realizar o sonho de um desses moradores, a menina Débora Gonçalves da Silva - que completou 15 anos no dia 23 de janeiro -, com uma festa de debutante.


Para concretizar esse desejo da adolescente, Sandra contou com a ajuda de cerca de 80 pessoas, que se dividiram em várias tarefas. Alguns apadrinharam crianças, outros doaram os componentes para a festa, sendo que cada um idealizou uma coisa. Feliz, a voluntária comemorou a aquisição de todas as peças da festa, desde a roupa que Débora vai usar, passando pelo Buffet, DJ, lembrancinhas, chegando até o dia de princesa que a aniversariante e as irmãs vão ganhar.


Sobre o planejamento da festa, Sandra conta que foi tudo muito corrido. “Depois de ter me ocupado com a festa das sacolinhas de Natal, eu tive apenas dois meses para organizar uma festa de 15 anos, o que é quase impossível. Mas graças a Deus deu tudo certo, e hoje estamos prontos para celebrar esse momento”, diz.


Sandra explica que a família de Débora é bem carente. O pai, Djalma Gonçalves da Silva, de 63 anos, é catador de materiais recicláveis e tem oito filhos. Dois estão presos, uma está casada, e com ele moram as quatro meninas - uma é surda -, além de um menino. Para ajudar a família, Djalma conta com doações de várias pessoas. A mãe de Débora é usuária de drogas, e já tentou ficar com as crianças, mas sem êxito.


As lembrancinhas foram feitas com muito cuidado e dedicação para que tudo saia perfeito
As lembrancinhas foram feitas com muito cuidado e dedicação para que tudo saia perfeito   Foto: Sandra Maria de Miranda Costa/ Arquivo Pessoal

“Eu sempre faço trabalhos com as crianças dos cortiços. Digo que eles são órfãos de pais vivos, pois a maioria está preso, usa droga ou rouba. Então a família, que deveria ser a base de proteção, se torna um fator de risco”, explica.


Sandra conta que a expectativa para a festa é a melhor possível. “Nós cuidamos de todos os detalhes. Espero que essa festa seja um divisor na vida da Débora, que com essa comemoração, ela acredite mais nos seus sonhos e corra atrás das oportunidades. Além disso, que ela esteja preparada para agarrar todas as chances que surgirem”, alerta a voluntária, que revelou o objetivo profissional de Débora, ser advogada.


“Essa é a nossa intenção, criar positividade, boas lembranças, porque de lembranças ruins eles já estão cheios. Temos que tentar trazer eles para o nosso mundo, mostrar que ele existe e qualquer um pode viver nele. Como? Estudando, trabalhando, buscando seus objetivos”, completa.


Fabiana dos Santos Sampaio Santinho, de 39 anos, é uma das colaboradoras da festa. Ela conta que teve a ideia do dia de princesa por trabalhar com isso. “Conheci a história da Débora através de uma postagem no Facebook. Então eu adicionei a pessoa que fez a postagem e decidi me doar como maquiadora para a Débora”, lembra.


Débora completou 15 anos em janeiro, mas a festa só será realizada dia 28 de fevereiro
Débora completou 15 anos em janeiro, mas a festa só será realizada dia 28 de fevereiro   Foto: Sandra Costa/Arquivo Pessoal

Fabiana disse que como tem sócias em uma clínica de estética, comentou com as colegas se elas também doariam seus trabalhos para essa nobre causa. Todas concordaram. Ela ficou com a maquiagem, a Andreze com as unhas, Adriana com a sobrancelha, Aline com massagem corporal e facial e o Gil, que é cabeleireiro, se voluntariou para fazer os penteados.


A empresária, que vai à festa junto com as sócias, já adiantou irá se emocionar. “Espero de verdade ver o brilho no olhar da Débora, aquele brilho que só as debutantes têm. Aquela sensação de sonho realizado com aquele mega sorriso no rosto”, comenta Fabiana, que conseguiu um curso de inglês para Débora.


A festa será realizada no dia 28 de fevereiro, às 19h30, no Buffet Casa Maluca. “De verdade espero que a Débora tenha ciência de que existe um mundo fora da realidade em que ela vive, e que ela busque motivação e força para vencer e ter uma vida abundante e feliz”, conclui.


A aniversariante conta que tem uma família muito simples e espera mudar a realidade dos familiares no futuro. “Não temos nada de luxo, e metade das coisas são doadas. Meu pai é coletor e nunca deixou de trabalhar. Infelizmente, já não posso falar o mesmo da minha mãe. Às vezes eu me sinto culpada dela estar no estado que ela chegou”, desabafa.


Sobre sonhos, Débora fala que quer se formar e trabalhar para ter o próprio dinheiro
Sobre sonhos, Débora fala que quer se formar e trabalhar para ter o próprio dinheiro   Foto: Sandra Maria de Miranda Costa/Arquivo Pessoal

Débora disse que daqui a alguns anos se imagina formada, trabalhando, tendo o seu próprio dinheiro e ajudando seu pai e seus irmãos. Ela espera que as pessoas fiquem felizes com sua festa. “Se minha família estiver feliz, eu também estou. Também espero que minha mãe possa mudar”, conta.


A jovem conta que a Sandra sempre levou as crianças no buffet, e no cinema. “Quando ela soube que eu ia fazer aniversário, se sensibilizou com a minha família, e correu atrás pra ajudar a fazer minha festa de 15 anos”, finaliza.


Logo A Tribuna
Newsletter