Estacionar nos trilhos do VLT é proibido em Santos (Alexsander Ferraz / AT) Desde o início da operação da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em dezembro, mais de 50 multas foram aplicadas em Santos, no litoral de São Paulo, relacionadas ao modal. Isso porque motoristas e motociclistas flagrados trafegando ou estacionando na faixa exclusiva do VLT estão sujeitos a multa de até R\$ 293,47, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! A maioria das autuações está relacionada ao estacionamento irregular sobre os trilhos, de acordo com a Prefeitura. Apesar disso, apenas um veículo precisou ser removido, em razão da ausência do condutor após a constatação da infração e da necessidade de desobstrução da via para a circulação do VLT. Motoristas que transitam ou estacionam em corredores de circulação estão sujeitos a multas entre R\$ 130,16 e R\$ 293,47, além da perda de cinco a sete pontos na CNH. A infração também pode resultar na remoção do veículo. Desde dezembro, 55 autuações já foram registradas. Como faz para quitar o débito? O procedimento segue o que determina a legislação de trânsito, como ocorre em qualquer outra infração, segundo a Administração Municipal. “O prazo e o valor para pagamento constarão na Notificação de Imposição de Penalidade (NIP), encaminhada ao proprietário do veículo. O pagamento pode ser realizado na rede bancária credenciada”. Orientações para motoristas A Prefeitura orienta que os motoristas devem dirigir sempre com atenção e respeitar a sinalização vertical, horizontal e semafórica implantada ao longo de todo o trajeto do VLT. Também é importante evitar bloquear cruzamentos e estar atento ao sinal sonoro emitido pela composição durante sua aproximação. “O respeito à sinalização e às regras de circulação é fundamental para garantir a segurança de todos os usuários da via”, conclui a Administração Municipal.