Vereadores avaliam de forma negativa visita de secretário estadual da Segurança a Santos

General João Camilo Pires de Campos se reuniu com os parlamentares na Câmara Municipal

Por: De A Tribuna On-line  -  18/06/19  -  09:15
Reunião com o general João Camilo Pires de Campos aconteceu na sala da presidência da Câmara
Reunião com o general João Camilo Pires de Campos aconteceu na sala da presidência da Câmara   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O secretário de Estado da Segurança, general João Camilo Pires de Campos, dedicou boa parte da sua agenda de segunda-feira (17) a Santos. Durante o dia, ele visitou o Palácio da Polícia, o comando da Polícia Militar na região, a Prefeitura de Santos e a Câmara Municipal. No último encontro do dia, vereadores avaliaram de forma negativa a presença do secretário na cidade.


O secretário se reuniu com os parlamentares na Câmara durante a tarde, para responder a questionamentos relacionados ao setor na cidade.


Ao fim do encontro, alguns vereadores se mostraram decepcionados, alegando que ele apresentou poucas soluções ao município, e que somente recebeu as reclamações e problemas.


Rui de Rosis comentou as medidas da prefeitura a fim de evitar a propagação do novo coronavírus
Rui de Rosis comentou as medidas da prefeitura a fim de evitar a propagação do novo coronavírus   Foto: Alexsander Ferraz/AT

"No meu entender, foi decepcionante. Fizemos diversos questionamentos ao secretário, sobre o Caruara, o 5º DP da Zona Noroeste, o Palácio da Polícia, dos bombeiros... Fiz as perguntas que deveria fazer, mas não foram respondidas. Chegou uma hora em que parei de questionar, porque todas as respostas eram idênticas, muito evasivas. Foi uma visita apenas cordial. A Câmara faz seu papel, mas o Governo do Estado não dá o olhar merecido para a cidade", analisou o presidente do Legislativo, vereador Rui de Rosis (MDB).


"Foi uma visita muito rápida e sem muitas soluções. Fica aqui a nossa tristeza. Em uma visita tão importante, mas que não teve solução", comentou Sérgio Santana (PR).


Efetivo dos bombeiros


Um dos assuntos cobrados pelos vereadores foi a falta de agentes para o Corpo de Bombeiros em Santos. Santana entregou uma moção de apoio ao secretário, notificando todos os problemas da corporação no município. Segundo ele, faltam militares.


"O problema dos bombeiros é muito mais grave do que o do Palácio da Polícia. Temos um efetivo pequeno na cidade de Santos. Temos o material, caminhões-bomba, viaturas de resgate, mas falta o material principal: homens e mulheres dos bombeiros", analisou.


Situação dos bombeiros é mais grave que a do Palácio da Polícia, argumenta Santana
Situação dos bombeiros é mais grave que a do Palácio da Polícia, argumenta Santana   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Palácio da Polícia


O Edifício Acácio Nogueira, o Palácio da Polícia, também foi discutido entre vereadores e o secretário, que visitou as instalações do local pela manhã, a pedido dos próprios parlamentares.


Durante a visita, Camilo concordou que o prédio precisa passar por uma revisão, mas esclareceu que ainda não há previsão orçamentária para a reforma. Atualmente, o prédio apresenta problemas estruturais na parte elétrica e hidráulica, e vem sendo alvo de cobranças pelo Legislativo municipal.


De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo (Deinter-6), Manoel Gatto Neto, o dinheiro necessário para a realização da obra não entrou no orçamento de 2018, mas ele espera que o valor seja incluído no cálculo de despesas deste ano até outubro.


Visita do secretário


Antes da reunião na Câmara, o secretário visitou o Palácio da Polícia, pela manhã, e depois a sede da Prefeitura de Santos, conhecendo o local onde vai funcionar o novo Centro de Controle Operacional (CCO), que vai incluir a central de câmeras de monitoramento da cidade.


Segundo a administração, atualmente há 1.200 câmeras operando no município. E a expectativa é que, até o início do ano que vem, o CCO conte com 1.500 equipamentos para diminuir a criminalidade na cidade.


Secretário visitou o Palácio da Polícia, no Centro de Santos
Secretário visitou o Palácio da Polícia, no Centro de Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Logo A Tribuna
Newsletter