UTI infantil do Hospital Guilherme Álvaro reabre em março, após dois meses fechada

Unidade teve atendimento interrompido em janeiro por falta de mão de obra; uma entidade sem fins lucrativos foi contratada para prestar parte do serviço

Por: Eduardo Brandão  -  20/02/20  -  15:43
Atualizado em 20/02/20 - 15:54

Dois meses depois de interromper as atividades, o Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, reabre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. A expectativa é que a ala com com sete leitos seja reaberta no dia 2 de março. O atendimento do espaço de alta complexidade infantil foi paralisado no começo de janeiro por falta de equipe médica. 


A retomada dos trabalhos no hospital de referência regional foi confirmada na manhã desta quinta-feira (20), pela diretora técnica do complexo hospitalar, Monica Mazzurana. Ela participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), que também debateu o fechamento da unidade.


Segundo ela, foi aberta de forma emergencial um chamamento público para escolher uma entidade sem fins lucrativos a fim de fornecer mão de obra ao HGA. “As equipes já foram contratadas e estão em treinamento. Se tudo correr certo, a unidade reabre no dia 2 de março”, diz. A previsão inicial da gestora era que a ala permanecesse fechada por 90 dias – o que foi abreviado. 


Durante esse período, o atendimento especializado infantil foi direcionado à Santa Casa de Santos (SCS) por meio de uma contratualização entre o hospital filantrópico e o Estado. “Nenhum paciente deixou de ser atendido (nos últimos 60 dias)”, destaca a gestora.


Logo A Tribuna
Newsletter