Trio de tartarugas marinhas é solto na Laje de Santos; vídeo

Tartarugas passaram por reabilitação após serem resgatadas presas a itens de pesca

Por: De A Tribuna On-line  -  17/12/19  -  12:44
  Foto: Divulgação/ Instituto Gremar

Três tartarugas marinhas retornaram ao mar após o InstitutoGremarrealizar a soltura dos animais. Imagens obtidas por A Tribuna On-line nesta segunda-feira (16), mostram o momento em que elas são devolvidas ao habitat natural.


De acordo com o InstitutoGremar, a soltura dos animais ocorreu na última semana, no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.


A tartaruga - da espécie verde (Cheloniamydas) - que passou mais tempo no Centro de Reabilitação eDespetrolizaçãode Animais Marinhos havia sido resgatada em 28 de agosto, na Praia de Riviera, em Bertioga. Ela passou por uma reabilitação e precisou passar por uma cirurgia para retiradas de papilomas (tumores benignos).


O segundo animal foi uma tartaruga-de-pente (Eretmochelysimbricata), que foi encontrada presa em uma rede de pesca. O principal foco de sua reabilitação foi o tratamento de uma lesão linear bilateral na articulação umeral.


  Foto: Divulgação/ Instituto Gremar

A terceira tartaruga era da espécie conhecida como "cabeçuda" (Caretta) e pesava 54 kg. Ela foi encontrada encalhada em Peruíbe, com apetrechos de pesca presos aos membros anteriores e região cervical. Após uma semana na Unidade de Estabilização de Praia Grande, ela foi transferida para oGremar, onde foi acondicionada em tanque de 40 mil litros.


O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos - PMP/BS é desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do PoloPré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA.


OGremarmonitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelos telefones 0800-642-3341 ou (13) 99711-4120.


Tartaruga
Tartaruga "cabeçuda' foi encontrada encalhada em Peruíbe, com apetrechos de pesca presos ao corpo   Foto: Divulgação/ Instituto Gremar

Logo A Tribuna
Newsletter