Tradicional feira de artesanato em frente ao Sesc-Santos será retomada no domingo

Decreto da Prefeitura autoriza o retorno dos comerciantes, sob regras de higiene e segurança

Por: Matheus Müller  -  17/07/20  -  22:35
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A tradicional feira de produtos artesanais, comidas e bebidas (Feirarte do Sesc-Santos), montada na Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, em frente ao clube, voltará a funcionar neste domingo (19), após publicação de decreto municipal no Diário Oficial. A medida segue o processo de retomada econômica da cidade, que está na 3º fase (amarela) do Plano São Paulo.


Assim como nas últimas flexibilizações anunciadas por Santos, e confirmadas por decreto, como atividades de salões de beleza, academia, práticas esportivas na praia e mais recentemente a liberação para ambulantes, a Feirarte terá uma série de regras.


As mudanças começam pelo horário de funcionamento, aos domingos, das 16h às 22h, além é claro do uso obrigatório de máscaras e luvas descartáveis pelos comerciantes. Assim como no comércio de rua, também está proibido o uso de cadeiras, bancos, mesas e guarda-sóis, sendo permitida a lona apenas para cobertura da barraca ou banca.


Os alimentos devem ser vendidos ou entregues em embalagens lacradas, somente para viagem. O mesmo para as bebidas. As barraquinhas ainda devem disponibilizar um display de álcool em gel 70% para higienização das mãos.


Os comerciantes devem montar as barracas com uma distância mínima de dois metros, e atender um cliente por vez.


Revisão


É destacado em decreto que, caso o município retroceda de fase no Plano São Paulo, para a 1 (vermelha) ou 2 (laranja), a atividade dos ambulantes da Feirarte voltará a ser suspensa. O mesmo poderá ser feito pelo município com base no número de casos, independentemente da classificação apontada pelo Estado.


O descumprimento das regras presentes do decreto pode acarretar penalidades, como  a suspensão imediata do alvará do comerciante.


Recomendação


A Prefeitura recomenda ainda a frequente aferição de temperatura corporal dos trabalhadores e, caso se verifique temperatura superior a 37,5ºC ou qualquer outro sintoma de covid-19, a orientação é buscar os serviços de saúde e requerer o afastamento temporário.


Aos permissionários com comorbidades, 60 anos ou mais, a sugestão é o afastamento e substituição temporária da vaga.


Logo A Tribuna
Newsletter