Testes rápidos feitos na Região Central e Área Continental de Santos mostram 7,4% de infectados

Das 6.533 pessoas testadas no penúltimo dia da Blitz Covid, 489 tiveram resultados positivos para a doença. Testes seguem neste domingo (5)

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  05/07/20  -  13:49
Pandemia do coronavírus já vitimou mais de 90 mil pessoas no Brasil
Pandemia do coronavírus já vitimou mais de 90 mil pessoas no Brasil   Foto: Matheus Tagé/AT

Das 6.533 pessoas que realizaram no sábado (4), o teste rápido, no primeiro dia da Blitz Covid-19 na Região Central e Área Continental de Santos, 489 (7,4%) tiveram resultados positivos com anticorpos IgM (fase aguda da infecção), sendo orientadas sobre os primeiros procedimentos a serem adotados e as medidas de isolamento.


Neste domingo (5), acontece a última blitz, promovida pela Prefeitura de Santos, das 8 às 14 horas, em diversos pontos da Região Central e Área Continental da Cidade (veja no destaque). 


Na semana que vem, o Município inicia nova fase de detecção do avanço da doença, entrando em contato com os positivados e outros grupos de risco para rastreio e atualização de dados sobre outros infectados na mesma família. 


Blitz


Aproximadamente 400 profissionais da saúde atendem os moradores com testes gratuitos. O diagnóstico – a partir da coleta de sangue por um furo no dedo – sai em cerca de 20 minutos, indicando se a pessoa já teve contato com o vírus ou se está com a doença ativa. 


Ontem, em dois pontos visitados por A Tribuna, filas aumentavam em alguns momentos, mas rapidamente diminuíam. A espera média era de 15 minutos. 
Quando não havia aglomeração, o paciente podia esperar. Caso mais fila se formasse, a pessoa era orientada a voltar para casa e receber o resultado por ligação telefônica. 
O secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, explica que as testagens são importantes por três motivos. 


“Por dar a possibilidade de a pessoa saber e ser colocada em quarentena, pela saúde coletiva, para inibir a circulação dos positivados, e para traçar um mapa epidemiológico na Cidade. Em cima dos confirmados, vamos traçando o perfil semana a semana, para ver onde há maior incidência e tomar atitudes mais efetivas nesses lugares”.


A Blitz Covid-19 já foi realizada na Zona Noroeste, nos dias 20 e 21 de junho, e nos Morros, dias 27 e 28 de junho. No total, 22.261 pessoas foram testadas, sendo 2.408 positivos (10,6%).


Indicação e próxima etapa


O secretário diz que devem ir fazer o teste apenas pessoas com sintomas, como febre, alterações respiratórias, quadros gripais e perda de olfato e do paladar.


“Nossa indicação de teste é muito contudente para pessoas sintomáticas apenas. Claro que a gente percebe que muita gente vem com sintomas leves, mas não fazemos controle rigoroso porque a ideia não é negar”. 


Segundo ele, quem teve contato com outra pessoa que testou positivo e está em dúvida, deve ser contemplado na próxima fase, a partir da semana que vem.


Logo A Tribuna
Newsletter