Testes rápidos apontam mais de 500 infectados por coronavírus em Santos

Em cinco dias, foram feitos 9.541 exames, resultados positivos para coronavírus chegaram a 5,3%

Por: Maurício Martins  -  04/06/20  -  00:42
Testes foram prorrogados até esta quinta-feira na Arena Santos
Testes foram prorrogados até esta quinta-feira na Arena Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O número de pessoas infectadas pelo coronavírus chegou a 511, em cinco dias de testes rápidos em Santos. A média de resultados positivos foi de 5,3%, entre os 9.541 exames feitos entre sábado (30) e esta quarta-feira (3) na Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Matias). A Prefeitura prorrogou os testes até esta quinta-feira (4), das 8 às 14 horas. 


A quantidade de santistas contaminados mais que dobrou percentualmente em relação à etapa anterior de testes, realizada no estacionamento do Mendes Convention Center (Avenida Francisco Glicério, 206), em maio. Dos 15,5 mil, 320 estavam infectados, 2% do total. 


No sábado foram 2.066 exames, com 117 confirmações (5,6%); domingo, 1.948 e 114 positivos (5,8%); segunda, 2.411 e 138 (5,7%). Na terça, foram apenas 473 testes (10 positivos – 2,1%) porque o atendimento foi interrompido devido à chuva (por esse motivo foi acrescentado mais um dia na programação). Já nesta quarta foram 2.643 exames e 132 confirmações (5%).  


Todos foram encaminhados para coleta de secreções do nariz e da garganta para o exame laboratorial molecular RT-PCR, padrão ouro para confirmar o diagnóstico. Desde o início da pandemia, a rede municipal de saúde de Santos já realizou mais de 37 mil testes, entre o modelo rápido e o laboratorial RT-PCR. 


Funcionamento 


Logo ao chegar à Arena Santos, a pessoa é recebida por uma equipe para fazer o cadastro (deve levar documento com foto e comprovante de residência), medição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o seu estado de saúde. 


É necessária uma amostra de sangue por meio de uma picada no dedo. O procedimento é feito em sistema drive thru (sem sair do veículo, carro ou moto), em um centro de testagem montado no local. O resultado fica pronto em 15 minutos. Qualquer morador da cidade que tenha sintomas ou que trabalhe em serviço essencial pode fazer o teste. 


Logo A Tribuna
Newsletter