Shoppings respondem nesta sexta-feira proposta da Prefeitura de Santos para reabertura

Na quinta-feira (18), houve uma conversa para estabelecer obrigações e recomendações que deverão ser seguidas pelos estabelecimentos

Por: Nathália de Alcantara  -  19/06/20  -  17:30
Shoppings de Santos seguem fechados para atendimento
Shoppings de Santos seguem fechados para atendimento   Foto: Matheus Tagé/AT

Os shoppings de Santos darão um retorno nesta sexta-feira (19) sobre a proposta apresentada pela prefeitura na tarde desta quinta-feira (18), durante reunião para definir critérios para a reabertura dos estabelecimentos em tempos de pandemia de Covid-19.


Apesar do Governo do Estado já permitir a abertura dos shoppings em regiões que estão na fase laranja (como é o caso da Baixada Santista), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foi na contramão das cidades vizinhas e ainda não liberou que as portas fossem reabertas.


De acordo com a Administração Municipal, foram discutidos ontem protocolos sanitários e de operação da atividade. A reunião foi organizada pelo secretário de Saúde, Fábio Ferraz, e contou com a participação do ouvidor público, Rivaldo Santos, e de técnicos da Secretaria de Saúde.


O protocolo prevê uma série de obrigações e recomendações de distanciamento social, prevenção, higienização, cuidados e comunicação. 


Segundo apurado pela Reportagem, três pontos foram os mais polêmicos durante a vídeo-conferência. O primeiro deles foi o fato dos shoppings terem de controlar as filas formadas do lado de fora.


Outra questão tem a ver com crianças que sejam parentes de funcionários terem o acesso proibido ao local.


Por fim, a maior polêmica é a proposta de um circuito dentro de cada shopping, com delimitações para ir e vir pelos corredores.


“Muitas das exigências estão previstas na proposta apresentada pela Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce)”, diz nota da Prefeitura de Santos enviada à Redação, que confirma que o documento será novamente avaliado pela equipe técnica para um posicionamento oficial.


Ainda segundo a Administração Municipal, “o protocolo é uma das exigências da Prefeitura para autorizar a reabertura dos shoppings, que ainda não têm uma data definida”.


Segundo o gerente do Shopping Pátio Iporanga, Marcos Quirino, foi apresentado um termo de compromisso, onde foram debatidos itens na reunião.


“A proposta será analisada pelos shoppings e encaminhada, com as devidas considerações, ao secretário de saude até amanhã (esta sexta). Esperamos assim que o prefeito possa aprovar os itens e já definir uma data de reabertura”.


Já o síndico do Shopping Parque Balneário, Luciano Potenza, explica que o documento ainda será avaliado e analisado pela comissão do shopping.


“Amanhã (nesta sexta) será a data limite para que todos os shoppings apresentem seus comentários e sugestões para a Prefeitura. Somete após a aprovação dos protocolos será definida uma data para reabertura do shopping”.


Somente Santos não decretou a abertura de shoppings na Baixada Santista
Somente Santos não decretou a abertura de shoppings na Baixada Santista   Foto: Matheus Tagé/AT

Logo A Tribuna
Newsletter