Shoppings de Santos passam a funcionar por oito horas por dia após apelos

Novo horário está amparado em decreto municipal. Mudança faz parte de atualização do Plano SP, que prevê a retomada das atividades econômicas paulistas

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/08/20  -  16:16
Espaço de Cinema fica dentro do Miramar Shopping, no Gonzaga, em Santos
Espaço de Cinema fica dentro do Miramar Shopping, no Gonzaga, em Santos   Foto: Divulgação

Em nova fase de flexibilização das atividades econômicas, os cinco shoppings de Santos receberam autorização de funcionamento por oito horas por dia. A medida está amparada em um decreto municipal assinado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e atende a um pedido da entidade nacional que representa esse segmento econômico.


Até a semana passada, esses estabelecimentos comerciais funcionavam por seis horas diárias. A ampliação do horário das atividades foi autorizada na quarta-feira (19) pelo governo do Estado. Já a regra municipal foi editada no dia seguinte, sendo válida naquela ocasiçao. Contudo, a maioria dos estabelecimentos santistas adota a nova carga horária a partir desta segunda-feira (24).


A ampliação foi definida pelo Palácio dos Bandeirantes, que reestabeleceu novos parâmetros para o comércio nas regiões administrativas paulistas classificadas na fase amarela (a terceira dentre as cinco tonalidades com permissões das atividades comerciais no Estado) do Plano SP. Desde julho, a Baixada Santista está alocada na faixa de maior permissão das atividades econômicas. 


Conforme o decreto municipal (9.050, de 20 de agosto de 2020), sancionado pelo prefeito de Santos, passam a ser facultativo aos shoppings-centeres escolherem praticar dois horários alternativos, desde que não ultrapasse o teto de oito horas diárias. São oferecidas duas opções: do meio-dia às 20h ou das 14h às 22h. 


Segundo as regras estabelecidas pela equipe econômica de Barbosa, os horários de funcionamento deverão ser afixados na entrada dos estabelecimentos, em dimensões e locais que permitam a visualização direta.  O regramento também possibilita atividade em horários diferentes, desde que seja requerida  autorização especial. 


Quatro shoppings já informaram os horários de funcionamento válido a partir desta segunda-feira (24). O Balneário, Pátio Iporanga e Miramar (todos no Gonzaga) vão funcionar do meio-dia às 20h, todos os dias. Mesmo horário será adotado no Praiamar (Aparecida).  


Já o Super Centro Boqueirão definiu que o novo horário de funcionamento será do meio-dia até as 19h, de segunda a sábado. Esses estabelecimentos devem respeitar limite máximo de 40% da capacidade total e adotar regras de higienização e isolamento social, como já estava em prática desde a retomada desses espaços comerciais.  


Logo A Tribuna
Newsletter