Serviços de saúde de Santos devem notificar sobre grávidas que usam álcool ou drogas

Casos serão registrados em prontuários médicos e cartões de pré-natal

Por: De A Tribuna On-line  -  16/12/19  -  21:48
Gestantes que fazem os exames corretamente tem índice mais baixo de bebês que nascem antes da hora
Gestantes que fazem os exames corretamente tem índice mais baixo de bebês que nascem antes da hora   Foto: Rogerio Soares/Arquivo/AT

Serviços de saúde públicos e privados de Santos agora são obrigados a notificar a Secretaria Municipal de Saúde sobregestantes que tenham consumido álcool ou drogas. Após aprovação na Câmara, a lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial da cidade na última sexta-feira (13).


As notificações serão registradas nos prontuários de atendimento e no cartão de pré-natal da grávida. O registro não precisa de comprovação de laboratório, valendo para as suspeitas, que serão investigadas pela pasta.


A medida vale para hospitais, clínicas, laboratórios, hospitais, entre outros serviços de saúde públicos e privados, sendo também uma reivindicação do Ministério Público e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


São considerados suspeitos os casos em que a gestante apresente sinais ou sintomas de uso de álcool e drogas ou mencione o uso das substâncias durante a consulta de pré-natal ou parto. De acordo com a Prefeitura de Santos, a ação tem como objetivo nortear políticas públicas voltadas à vida dos bebês e a uma menor taxa de mortalidade infantil na cidade.


Logo A Tribuna
Newsletter