Segunda dose da CoronaVac em Santos somente após 21 dias

Prefeitura não antecipará mais vacinação antes de completar período indicado como de melhor eficácia

Por: Maurício Martins  -  15/04/21  -  11:41
Estudo mostrou que o imunizante tem maior eficácia quando as doses são aplicadas em intervalo maior
Estudo mostrou que o imunizante tem maior eficácia quando as doses são aplicadas em intervalo maior   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de Santos começará a oferecer a 2ª dose da CoronaVac somente após 21 dias da primeira aplicação. Isso quer dizer que não haverá mais antecipação em menor intervalo, como aconteceunesta quarta-feira (14)para idosos de 69 a 71 – que haviam tomado a primeira dose a partir de 25 de março.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A informação é do secretário municipal de Saúde, AdrianoCatapreta. Embora aorientação inicial sobre avacinafosse de umperíodo de 14 a 28 dias para a segunda aplicação, um estudo divulgado no último domingo(11),pelo Butantan,mostrou que o imunizante tem maior eficácia quando as doses são aplicadas em intervalo maior do que 21 dias.


O artigo científico empré-print (ainda sem revisão por pares) aponta que a eficácia primária da CoronaVac pode passar de 50,7% para 62,3%, quando o intervalo entre as doses é maior que 21dias.Contra casos moderados,o imunizante tem eficáciade 83,7%, quando o dadoanteriorapontava78%.O estudo avaliou o efeito davacina em 12,4 mil voluntários em 16 centros de pesquisa no País.


As informações constamdeartigoelaboradopelosprofissionaisqueconduziramostestesdaCoronaVacnoBrasil, liderados pelo InstitutoButantan. O documento foisubmetidoparaanálisedarevistacientíficaTheLancet.


AbuladaCoronaVacestipula o intervalo para a segundadose comode 14a28dias, mas a aplicação a partir do 21º dia já é defendidapelo Butantan desde o mêsdejaneiro.


Logo A Tribuna
Newsletter