Secretaria de Saúde de Santos confirma quarto caso de sarampo na cidade

Uma profissional de saúde de 25 anos, que não mora mais na cidade, contraiu a doença. Ela atendeu um dos pacientes que tiveram sarampo na cidade

Por: De A Tribuna On-line  -  28/03/19  -  20:47
Após confirmação do quarto caso de sarampo, bairro Gonzaga receberá novo bloqueio vacinal
Após confirmação do quarto caso de sarampo, bairro Gonzaga receberá novo bloqueio vacinal   Foto: Marcelo Martins/PMS

A Secretaria de Saúde de Santos confirmou o quarto caso de sarampo na cidade. Desta vez, em uma profissional de saúde, de 25 anos, que atendeu um paciente que contraiu a doença. Segundo a prefeitura, ela não reside mais no município, mas, mesmo assim, haverá um bloqueio vacinal a partir desta sexta-feira (29) no bairro Gonzaga, onde a jovem residia.


A paciente começou a apresentar os sintomas no dia 6 de março, incluindo tosse, dor na gargante e manchas avermelhadas pelo corpo. Por não morar mais em Santos, a manifestação aconteceu no Estado do Rio de Janeiro, após análise de amostra pela Fundação Oswaldo Cruz. A Secretaria de Saúde informou que ela possuía esquema vacinal completo.


A Prefeitura de Santos confirmou que, nesta sexta-feira, será feito um novo bloqueio vacinal no Gonzaga, seguindo recomendações da saúde pública. No trecho, há cerca de 600 imóveis e aproximadamente 1.800 moradores. Em imóveis fechados, os profissionais da saúde deixarão avisos para que o munícipe procure a policlínica mais próxima.


Casos de sarampo


Este é o quarto caso de sarampo registrado em Santos este ano. O primeiro aconteceu no dia 1º de março, em um munícipe do Gonzaga, passageiro do navio MSC Seaview. O segundo, em uma servidora municipal, moradora da Pompeia, que participou da investigação epidemiológica na embarcação.


Na última segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde confirmou o terceiro caso da doença, em uma criança de 4 anos, moradora do Macuco. O primeiro caso de sarampo sem relação com o navio MSC Seaview.


O surto da doença teve início no mês de fevereiro, entre tripulantes do MSC Seaview, que, na época, fez escala no Porto de Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter