Santos tem novo Centro de Controle Operacional e deve chegar a 2 mil câmeras

Atualmente, município conta com 1,3 mil equipamentos para monitoramento; até o fim do ano, outras 700 devem ser instaladas

Por: Da Redação  -  12/09/20  -  09:13
Centro de controle monitora ocorrências criminais e de trânsito
Centro de controle monitora ocorrências criminais e de trânsito   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O novoCentro de Controle Operacional(CCO)de Santoscomeçou a funcionar nesta sexta-feira (11) noprédio da Prefeitura.A unidadevai operar, 24 horas por dia,as 1,3 mil câmeras distribuídas emalgunspontos da Cidade. A previsão é de que mais 700 câmeras sejam instaladas no Município até o fim do ano.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


De dentrodo CCO, que ocupa área de cerca de mil metros quadrados, funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Municipal, Polícia Militar (PM),eDefesa Civilmonitoramas imagens, em tempo real,para verificar ocorrências criminais e de trânsito. Além disso,as gravaçõespodem ajudareminvestigações das polícias Civil e Federal.


Asalatem espaço para21pessoas, cada umacom três telas de monitoramento. Háaindaumaparede com 16 telas de 70 polegadas cada,transmitindo imagens em alta resolução de pontos estratégicos do Município, mapas de previsão do tempo, monitoramento de comportas dos canais, entre outras informações.


Todas as câmeras que abastecem o COO são interligadas por mais de 400 quilômetros decabos de fibra ótica, permitindo que as imagens cheguem em alta velocidade. Isso fará com que acidentes de trânsito ou outras ocorrências que exijam rápido atendimento sejam prontamente atendidos pelos setores competentes.


Além da sala de controle,o CCO conta com uma sala de crise, com cinco telas de 65 polegadas cada, destinada ao gerenciamento de grandes ocorrências e acionamento de outros órgãos externos, se necessário. No local fica tambémuma sala de atendimento para onde as ligações de emergência à CET, à Guarda Municipal e à Ouvidoria serão direcionadas. Há,ainda, sala para refeitório e descanso e uma sala de segurança, destinada a investigações.


O novo CCOcustoucerca de R$ 40 milhões,com verba doDepartamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos(Dadetur),BNDES ePrefeitura.


Treinamento


Para o início das atividades, representantes da CET, Defesa Civil, Guarda Municipal, Samu e PM participaram de um treinamento do novo sistema que será operado na unidade, cuja implantação final seráaté 23 de novembro.


O treinamento incluiu orientações teóricas e práticas sobre o uso de todo o sistema criado para o CCO, que está interligado não apenas às câmeras de monitoramento, mas também a alarmes, controladores semafóricos e de rádio,por exemplo.


Tudo sobre:
cco
Logo A Tribuna
Newsletter