Santos reforça pedido para a União executar obras na entrada da cidade

Ministro da Infraestrutura esteve em Santos para assinatura de contratos de arrendamento no porto, e recebeu a solicitação da prefeitura

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/11/20  -  14:12
Ministro da Infraestrutura disse que a intervenção na entrada da cidade é
Ministro da Infraestrutura disse que a intervenção na entrada da cidade é "relativamente simples"   Foto: foto:Divulgação/PMS

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve em Santos para assinatura de contratos de arrendamento de duas áreas no Porto de Santos. Durante a visita, ele recebeu do prefeito Paulo Alexandre Barbosa uma solicitação de atenção em relação à colaboração da União no Programa Nova Entrada de Santos. 


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Pelo convênio assinado em 2013, caberia ao ente maior da federação a construção de um viaduto ligando a Via Anchieta ao Porto de Santos, além da execução da macrodrenagem na linha férrea que passa pelo bairro Saboó. Uma vez executados, a fluidez no trânsito da entrada de Santos atingiria todo o seu potencial, e os problemas das enchentes na região seriam finalmente resolvidos.


“A Prefeitura investiu quase meio bilhão de reais, o Estado também colaborou e é importante que o governo federal faça a sua parte em duas frentes. Que os recursos arrecadados (com o pagamento da outorga dos arrendamentos) possam, em parte, ficar no Porto de Santos”, afirmou Paulo Alexandre Barbosa, durante o evento de assinatura dos contratos de arrendamento, do qual também participou o prefeito eleito Rogério Santos, que já iniciou a transição para a sua gestão, que inicia em 1º de janeiro.


O ministro informou que a macrodrenagem da área férrea no bairro do Saboó estará incorporada ao contrato que prorroga a concessão do local à empresa MRS. De acordo com Tarcísio Freitas, o contrato deve seguir para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) em fevereiro. Após o tempo de apreciação do TCU, é feita a assinatura.


“No contrato, estará o cronograma para a realização deste investimento, que é uma intervenção relativamente simples e deve ocorrer no início do prazo estendido de concessão”, explicou o ministro.


Paulo Alexandre Barbosa e o prefeito eleito Rogério Santos participaram do evento
Paulo Alexandre Barbosa e o prefeito eleito Rogério Santos participaram do evento   Foto: Divulgação/PMS

Sobre o viaduto que liga a via Anchieta ao Porto, Tarcísio Freitas disse que o projeto executivo já foi contratado. As demais etapas caberão ao Portofer (consórcio de empresas que administra a ferrovia dentro do Porto de Santos). “Todas as questões relacionadas a conflito entre ferrovia e rodovia ou a transposição de ferrovia e rodovia estarão no novo contrato do Portofer”.


Novas áreas arrendadas


Leiloadas em agosto, no primeiro pregão após o início da pandemia da Covid-19, as áreas STS14 e STS14A do Porto de Santos foram oficialmente arrendadas na tarde desta segunda-feira (16) para as empresas Eldorado Brasil e Bracell, respectivamente.


A Eldorado ofereceu R$ 250 milhões em valor de outorga e promete investir mais R$ 250 milhões na modernização e na adequação da área STS14. A Bracell ofereceu R$ 255 milhões quando arrematou a STS14A.


Com as novas operações, o Porto de Santos será um dos maiores do mundo em movimento de celulose. Vale lembrar que o Brasil já é líder mundial da exportação de produto. Os novos terminais utilizarão exclusivamente o modal ferroviário.


Para 2021, está previsto o pregão das áreas STS 8 e STS 8A do Porto de Santos. “Será o maior leilão de arrendamento portuário dos últimos 20 anos”, afirma Tarcísio de Freitas.


Evento reuniu autoridades e empresários para arrendamento das áreas STS14 e STS14A do porto
Evento reuniu autoridades e empresários para arrendamento das áreas STS14 e STS14A do porto   Foto: divulgação/PMS

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