Santos realiza vacinação contra a gripe em dois pontos de drive thru nesta sexta-feira

Serão vacinados moradores que fazem parte do público-alvo da campanha; confira os horários e locais

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/05/20  -  11:48
Vacina contra a gripe será aplicada a integrantes do público-alvo desta fase da campanha
Vacina contra a gripe será aplicada a integrantes do público-alvo desta fase da campanha   Foto: Carlos Nogueira/AT

Santos realiza dois ‘drive thru’ para vacinar contra a gripe parte da população, que integra o público-alvo da campanha. A vacinação ocorre nesta sexta-feira (8), das 10h às 15h, no Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206, Campo Grande) e  das 9h às 16h, em frente à Policlínica do Rádio Clube (Av. Hugo Maia, s/nº).


Munícipes também podem ir até uma das policlínicas da cidade para receber a dose da vacina. O funcionamento é das 7h30 às 16h, e é possível consultar a disponibilidade de vacinas pelo site da Prefeitura de Santos. (https://www.santos.sp.gov.br/portal/saude).


O público-alvo da primeira e da segunda etapas da campanha de vacinação é formado por maiores de 60 anos, profissionais de saúde, equipes de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e guardas civis municipais), pessoas com doenças crônicas, motoristas de transporte coletivo, portuários e caminhoneiros.


A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, ressalta que é importante se vacinar contra a gripe para que os sintomas não se confundam com os da Covid-19.


O que levar?


Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional. Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.


As pessoas com comorbidades e situação clínica especial podem apresentar um dos seguintes comprovantes: prescrição médica, receita de medicamento, anotação em prontuário das unidades de saúde, cadastro em programas de controle de doenças crônicas, comprovante de vacinação para influenza em anos anteriores ou caderneta de vacinação com registro da vacina de influenza nos anos anteriores.


Mudanças no calendário


O Ministério da Saúde alterou o cronograma de vacinação dos próximos públicos que devem ser vacinados contra a gripe. O Dia de Mobilização Nacional (Dia D), que seria realizado neste sábado (9), foi cancelado. E os demais públicos foram subdivididos em dois.


Dessa forma, a terceira etapa da campanha inicia na próxima segunda-feira (11) para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) e pessoas com deficiência.


Uma semana depois (18), passam a ser vacinados os professores e os adultos de 55 a 59 anos. A campanha segue até 5 de junho.


A vacina não é indicada para pessoas com febre, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem ser imunizadas as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.


Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados - ou seja, de forma alguma causam a doença.


Logo A Tribuna
Newsletter