Santos realiza teste para o uso de drones no combate à dengue

Equipamento será utilizado para a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti em pontos estratégicos

Por: De A Tribuna On-line  -  15/01/20  -  00:14
Santos deu início à utilização de drones para identificar possíveis focos do mosquito da dengue
Santos deu início à utilização de drones para identificar possíveis focos do mosquito da dengue   Foto: Susan Hortas/PMS

A Prefeitura de Santos irá realizar um teste para a utilização de drones no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como adengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. A iniciativa visa utilizar o equipamento para a aplicação de inseticida em pontos estratégicos.


O teste será feito nesta quarta-feira (15),no Cemitério da Areia Branca, no pátio de veículos da CET e em ferro-velho no bairro Jabaquara. Serão aplicados dois tipos de inseticida: Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) e o Pyriproxyfen.


A administração destaca que drones podem ser utilizados em áreas onde agentes de combate a endemias possuem dificuldades de acesso. Por exemplo,ferros-velhos, pátios de veículos e terrenos baldios, entre outros locais.


A iniciativa é promovida pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Santos. A Secretaria Municipal de Saúde ajudou a definir os pontos dos testes e auxiliará com gestores e técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) e agentes de combate a endemias que atuam nas regiões dos imóveis.


“Santos é referência nas ações preventivas e de combate às arboviroses, e sempre promove e é escolhida para testes de novas ferramentas e tecnologias”, explicou Letícia Schleder, chefe da Seção de Controle de Vetores da Prefeitura de Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter