Santos realiza mega força-tarefa de prevenção à Covid-19

Barreira sanitária e fiscalização em estabelecimentos comerciais foram realizadas para conter a escalada de novos casos de coronavírus

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/11/20  -  20:17
Prefeituras adotam diferentes medidas para conter a Covid-19 no Natal e no Ano Novo
Prefeituras adotam diferentes medidas para conter a Covid-19 no Natal e no Ano Novo   Foto: Marcelo Martins/PMS

Uma mega força-tarefa é realizada em Santos desde a noite de sexta-feira (27) com o objetivo evitar a proliferação do novo coronavírus. Fiscalização no comércio e barreiras sanitárias para evitar o acesso de vans e ônibus clandestinos de turismo marcam a nova fase de ações para conter a escalada de coronavírus. Vinte estabelecimentos e 10 veículos foram alvos das ações, que serão retomadas na noite deste sábado (28).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


A doença já infectou mais de 1,6 mil moradores de Santos nas duas últimas semanas e elevou o índice de ocupação de leitos de UTI, em especial os particulares.


Segundo a prefeitura, 20 bares foram visitados na noite de sexta (28) e madrugada de sábado (29) em uma ação que intensificou a fiscalização rotineiramente para averiguação do cumprimento das normas sanitárias. 


“De modo geral, os estabelecimentos estão cumprindo as regras sanitárias e encerrando as atividades no horário estabelecido. Apenas um auto de infração foi lavrado por desrespeito aos protocolos”, diz Mabel Cardama, chefe do Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), da Secretaria de Finanças.  


Segundo ele, outro estabelecimento também recebeu auto de infração, mas pela execução de música ao vivo sem prévia autorização. A fiscalização continuará na noite deste sábado (28) e madrugada de domingo (29), conduzida pelo Defemp, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM).  


Barreiras  


Para evitar aglomeração nas praias santistas, duas barreiras sanitárias foram montadas: uma na Avenida Presidente Wilson, na altura do Emissário Submarino (orla do José Menino), próximo à divisa com São Vicente, e na Avenida Martins Fontes, no Saboó, principal acesso de quem vem da Capital e do interior.  


O objetivo é não permitir a passagem de ônibus e vans de turismo não autorizados. Veículos de city tour que já haviam obtido permissão da Secretaria de Turismo não tiveram o acesso impedido. Porém, agora, está temporariamente suspensa a emissão de novas autorizações.  


A ação iniciou às 3h30 deste sábado (28), com dez veículos abordados, dos quais oito já tinham obtido autorização. Orientadas, duas vans retornaram à cidade de origem. A Guarda Civil Municipal (GCM) é responsável pela ação, em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego e Setur, com apoio da Polícia Militar.  


Denúncias 


Dentro do esforço de prevenir a Covid-19 no Município, a população também pode colaborar denunciando irregularidades pelo telefone 153, da GCM. 


Logo A Tribuna
Newsletter