Santos pode ter ressaca e alagamentos a partir da madrugada desta quinta

Previsão é que nível do mar chegue a até 1,9 metro por volta das 17h de quinta

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/02/20  -  21:40
Maré elevada deverá ocasionar ressaca na orla de Santos nesta quinta-feira
Maré elevada deverá ocasionar ressaca na orla de Santos nesta quinta-feira   Foto: Matheus Tagé/AT

Um boletim divulgado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta alerta para a possibilidade de ressaca e alagamentos em Santos devido à alta da maré, a partir da madrugada desta quinta-feira (27). A previsão é que o nível do mar chegue a até 1,9 metro por volta das 17h de quinta.


A elevação do mar será causada pelo avanço de uma frente-fria, que ocasionará ventos intensos na região costeira. Segundo resultados de modelos do NPH, o nível do mar deverá ficar elevado e acima da tábua das marés.


A maré poderá ultrapassar 1,8 metro na região da Baía de Santos, com pico por volta das 17h, e ultrapassar 1,9 metro no interior do estuário, às 17h20. De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção a partir da madrugada desta quinta, devido à previsão de nível do mar entre 1,8 e 2 metros.


Segundo o NPH, se a previsão se confirmar, não são esperados impactos nas estruturas urbanas, devido à intensidade e direção preferencial das ondas. No entanto, há a possibilidade de alagamentos pontuais no período de maré elevada, podendo se intensificar com a ocorrência de precipitação elevada.


Maré elevada


No último domingo (23), a maré alta e a agitação do mar fizeram com que a faixa de areia de muitas praias de cidades da Baixada Santista fossem 'engolidas' pela água, assustando banhistas e comerciantes. Em Santos, a maré 'invadiu' até mesmo a área dos quiosques.


As orlas de Santos, Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe ficaram inundadas devido à maré



Logo A Tribuna
Newsletter