Santos muda 0800 para agilizar a vida de pacientes

Central de Agendamentos estreou nesta segunda-feira (11)

Por: Da Redação  -  12/11/19  -  16:57
São 40 atendentes, com promessa de que a demora no serviço não passe de dois minutos
São 40 atendentes, com promessa de que a demora no serviço não passe de dois minutos   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Agendar consultas e exames especializados na rede municipal de Santos ficará mais fácil e rápido. Essa é a promessa da Prefeitura, que inaugurou nesta segunda-feira (11) o novo telefone da Central de Agendamentos. O contato é 0800-9425055, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h.


A expectativa é de que a demora no serviço não passe de uma média de dois minutos, além de dobrar o número de atendimentos oferecidos.


“A gente tinha um sistema que não conseguia agendar a capacidade total mensal de consultas na rede, que era de até 37 mil. Eram agendadas 19 mil consultas e isso gerava aumento na fila, no tempo de espera”, diz o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).


Segundo ele, uma das novidades é o lembrete três dias antes do procedimento, por telefone ou SMS. As pessoas receberão esse contato para confirmação e diminuir o índice de faltas (hoje em 30%). Assim, não se tira o lugar de pessoas que realmente precisam e estão na fila”.


Quem não puder ir terá a possibilidade de reagendar a consulta ou o exame, ou ainda marcar outro usuário no seu lugar. Os 19 atendentes agora são 40. E os pacientes também poderão entrar em contato com a central pelo celular. Antes, a ligação só era permitida por telefone fixo.


Vale lembrar que o sistema antigo foi diversas vezes alvo de matérias em A Tribuna, por conta da reclamação dos usuários. Esse foi um dos motivos, inclusive, para a mudança.


O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz diz que a central ainda poderá entrar em contato com os pacientes. “Se em algum período ninguém estiver ligando para marcar consulta, faremos a busca ativa. Ligaremos para ofertar”.


A Central de Agendamentos encaminha pacientes das policlínicas para as consultas nos Ambulatórios de Especialidades (Ambesp) em 68 áreas, retornos com os especialistas, exames de raios X, ultrassom e mamografia.


A partir da contratação dessa empresa, a central absorve também os agendamentos dos 141 tipos de exames, trabalho que antes cabia aos servidores dos Ambesps.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter