Santos investiga causa da morte de um macaco na Vila Mathias

Vísceras do animal serão enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, para confirmar ou descartar se ele estava infectado com febre amarela

Por: De A Tribuna On-line  -  18/01/19  -  14:26
Animal foi encontrado perto de um poste na Rua Campos Melo, 120
Animal foi encontrado perto de um poste na Rua Campos Melo, 120   Foto: Reprodução/Google Maps

A Prefeitura de Santos investiga as causas da morte de um macaco, encontrado na Vila Mathias, na última quinta-feira (17). Segundo a Seção de Controle de Zoonoses (Sevicoz), um morador da região alertou que uma macaca adulta havia sido encontrada morta perto de um poste na Rua Campos Melo, na altura do número 120.


Uma equipe foi enviada ao local e retirou o corpo do animal para necropsia, realizada por veterinário do Orquidário Municipal. O exame feito no animal não constatou lesões e indicou morte aguda por causa desconhecida. A suspeita é que tenha sido resultado de algum problema pulmonar.


Seguindo os protocolos, as vísceras do animal serão enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, para confirmar ou descartar se estava infectado com febre amarela. Já as amostras do cérebro, para o Instituto Pasteur para diagnóstico de raiva.


Este foi o primeiro macaco encontrado morto em Santos neste ano. Em 2018, foram oito – nenhum deles com febre amarela ou raiva. Quem se deparar com esse tipo de situação não deve manusear o animal e deve acionar a Sevicoz pelos telefones (13) 3257-8032 ou (13) 3257-8044.


Logo A Tribuna
Newsletter