Santos inicia nesta quarta 10 mil testes rápidos para coronavírus

Somente moradores da Cidade com sintomas de covid-19 podem fazer exames

Por: Maurício Martins  -  13/05/20  -  11:01
Estrutura  para os testes foi montada no estacionamento do Mendes Convention Center
Estrutura para os testes foi montada no estacionamento do Mendes Convention Center   Foto: Matheus Tagé/AT

Moradores de Santos que tenham sintomas de infecção pelo coronavírus podem fazer, a partir desta quarta-feira (13)  e até sexta (15), um teste rápido para detecção da covid-19. A testagem é em sistema de drive-thru (sem sair do veículo - acesso por carro ou moto), no estacionamento do Mendes Convention Center (Avenida Francisco Glicério, 206), entre 8 e 14 horas. 


São 10 mil testes disponíveis. Será feita uma triagem pelos agentes de saúde. Só poderá fazer o exame quem tiver sintomas como febre, tosse, coriza (nariz escorrendo), perda do olfato e paladar ou dificuldade para respirar. A pessoa deverá apresentar documento com foto e comprovante de residência.  


O teste usa uma gota de sangue por meio de picada no dedo e tem o resultado em 15 minutos, que será enviado por WhatsApp. Se confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de amostras do fundo do nariz a garganta, no próprio local, para o exame RT-PCR, considerado o mais seguro para confirmar o diagnóstico. 


O RT-PCR, que consiste em testes moleculares de alta precisão, é analisado em laboratório particular contratado. O resultado fica pronto em 48 horas e será informado pela policlínica do bairro onde a pessoa mora.  


Vale lembrar que desde a segunda quinzena de abril, todos os pacientes com sintomas da Covid-19 atendidos na rede municipal, entre policlínicas e unidades de pronto atendimento, podem ter as amostras coletadas para análise RT-PCR.  


A necessidade do exame é definida após avaliação médica. Antes, somente profissionais de saúde e pacientes internados com sintomas da doença faziam o exame. 


Vírus ativo 


O objetivo da prefeitura é identificar quem está com a doença ativa no corpo, embora o teste rápido usado também seja capaz de identificar anticorpos em quem já teve contato com o vírus e não tem mais sintomas.  


“Nosso foco são os sintomáticos, é a nossa análise de momento. Evidente que o cenário pode ser ampliado, indo para outras fases”, explica o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz. Ele detalha que, das 10 mil unidades, oito mil foram enviadas pelo Ministério da Saúde e o restante comprado pela prefeitura. 


Segundo Ferraz, é o mesmo teste que vem sendo usado em pesquisa feita pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) para identificar o número de pessoas que já tem anticorpos contra o coronavírus na região.  


“A expectativa é fazer pelo menos 2,5 mil testes por dia. Sobrando, retomamos na próxima semana. Esses exames têm duas serventias, primeiro a individual – a pessoa ter certeza se está ou não contaminada. A segunda é ter mais um reflexo de como está a circulação do vírus na cidade e entender o cenário”. 


A ação contará com o trabalho de cerca de 100 profissionais de saúde do município e tem apoio da T-Grão Cargo, empresa que vem colaborando para o enfrentamento da pandemia na cidade e doou, entre alguns itens, cabines feitas de MDF e acrílico transparente para a coleta das amostras.  


Logo A Tribuna
Newsletter