Santos inaugura 25 novos leitos para o SUS na Beneficência Portuguesa

Leitos são destinados a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP)

Por: Matheus Müller  -  31/01/20  -  20:03
25 novos leitos da Beneficência Portuguesa serão destinados ao SUS
25 novos leitos da Beneficência Portuguesa serão destinados ao SUS   Foto: Matheus Tagé/AT

Vinte e cinco leitos de Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) foram inaugurados na tarde desta sexta-feira (31) pela Prefeitura de Santos na Beneficência Portuguesa. O espaço é destinado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de mais tempo para reabilitação e tratamento de sequelas causadas por doenças e processos clínico, cirúrgico ou traumatológico. O evento foi precedido de uma oração.


O acordo entre a administração municipal e o hospital custará algo em torno de R$ 150 mil por mês aos cofres públicos.


O encaminhamento dos pacientes - a princípio voltado apenas a moradores da cidade - será feito pela Central de Regulação de Vagas do município, e a permanência no hospital pode durar até 90 dias. Esse período, segundo o diretor técnico do hospital, Mario Cardoso, “será uma oportunidade para a família do paciente se organizar" e aprender a cuidar do doente.


Os 25 leitos estão distribuídos em 13 quartos no 1º andar. A ala também conta com um consultório médico e duas salas para fisioterapia. De acordo com o presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, o incremento do espaço, onde já funcionava o SUS, custou R$ 200 mil.


“O diferencial é o atendimento humanizado. Esse projeto foi traçado há dois anos com a Secretaria de Saúde de Santos e, hoje, se torna uma realidade. É um trabalho inédito. Não existe na região, em planos de saúde particulares, e é a primeira vez no SUS”. Pestana informou que o hospital, agora, dispõe de 93 leitos e 10 Centros de Tratamento Intensivo (CTIs) para o sistema público de saúde, além de radioterapia, quimioterapia e medicina nuclear.


Primeiro passo


O secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, informou que a parceria com a Beneficência Portuguesa é um primeiro passo para o atendimento de uma demanda importante do município.


Segundo ele, em um primeiro momento, a UPC vai atender somente aos cidadãos santistas, mas está prevista a ampliação do modelo para receber moradores de outras cidades da região.


“Este é um serviço muito importante que vem complementar a ampla rede de assistência que a cidade oferece nas áreas de atenção básica, especializada, pré-hospitalar e hospitalar, trazendo mais qualidade de vida e humanização no atendimento”, disse.


Reabilitação multiprofissional


O consultório instalado na ala contará com atendimento multiprofissional. Mais de 34 profissionais vão atuar na UCP: médicos [4], enfermeiros [4], técnicos em enfermagem [20], fisioterapeutas [3], fonoaudióloga [1], psicóloga [1] e assistente social [1].


Inauguração de novo espaço foi precedida por uma oração
Inauguração de novo espaço foi precedida por uma oração   Foto: Matheus Tagé/AT

Logo A Tribuna
Newsletter