Santos fica em 7 º lugar em prêmio para cidades inteligentes do Brasil

A Cidade também ficou em 1º lugar em Meio Ambiente em estudo que define as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil

Por: Nathália de Alcantara  -  09/09/20  -  09:12
Há 45 linhas de ônibus intermunicipais ligadas ao serviço, mas apenas dez do transporte municipal
Há 45 linhas de ônibus intermunicipais ligadas ao serviço, mas apenas dez do transporte municipal   Foto: Sílvio Luiz

Santos garantiu a 7ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2020, uma posição abaixo do que no ano passado (6º lugar em 2019). O estudo mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.


Além do sétimo lugar como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, Santos também ficou em 1º lugar em Meio Ambiente, 3º entre as Cidades de 100 a 500 mil habitantes e Urbanismo, a 5ª da Região Sudeste e a e 8ª posição em Governança. O estudo é feito pela Urban Systems, em parceria com a Necta,


O evento nacional Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil, aconteceu nesta terça-feira (8), de forma virtual devido à pandemia de coronavírus.


O ranking segue como referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil. O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.


A CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria, explica que a Plataforma Connected Smart Cities busca inovação. “O objetivo é tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, principalmente no atual momento de pandemia da covid-19” .


Santos


Para o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o Ranking Connected Smart Cities contribuiu na adaptação de políticas públicas da Cidade.


“Ajudou no desenvolvimento da estrutura do novo Parque Tecnológico de Santos, que tem o foco em áreas de desenvolvimento econômico e de tecnologia da Cidade. As atividades desenvolvidas transformarão muitas vidas com oportunidade de trabalho e cumprirão a vocação de atrair grandes empresas”.


Sobre mobilidade, Paulo Alexandre explicou que Santos tem trabalhado em soluções que fazem parte de um conjunto de medidas.


“A primeira delas trata da expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Centro Histórico de Santos, que será determinante para a sua revitalização. A ampliação desse modal vai garantir o transporte diário de mais de 35 mil pessoas e é mais um passo para a integração com outros modos de circulação”.


Ranking geral


1º lugar: São Paulo (SP)
2º lugar: Florianópolis (SC)
3º lugar: Curitiba (PR)
4º lugar: Campinas (SP)
5º lugar: Vitória (ES)
6º: lugar: São Caetano do Sul (SP)
7º lugar: Santos (SP)
8º lugar: Brasília (DF)
9º lugar: Porto Alegre (RS)
10º lugar: Belo Horizonte (MG)


Logo A Tribuna
Newsletter