Santos fará parte de programa de incentivo a mulheres com deficiência

Projeto visa promover a autonomia, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e inclusão social; acordo será firmado na próxima terça-feira (14)

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/07/20  -  00:08
Encontro vai abordar diversos temas relacionados a pessoa com deficiência
Encontro vai abordar diversos temas relacionados a pessoa com deficiência   Foto: Imagem ilustrativa

Emancipação das mulheres com deficiência: esse é o norte do programa estadual “Todas in-Rede”. A iniciativa, que visa promover a melhoria da qualidade de vida e inclusão social, passará a ser adotada em Santos. O projeto contará com uma ampla rede de proteção e parcerias de empreendedorismo e inclusão digital.


A ideia é promover o exercício da autonomia e emancipação das mulheres com deficiência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e inclusão social. A assinatura do Protocolo de Intenções entre Governo do Estado e Município acontecerá durante transmissão ao vivo pela internet, na próxima terça-feira (14), às 18h, pela rede social do InclusãoSP


O evento virtual contará com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). 


O programa tem quatro pilares de atuação: trabalho, renda e autonomia financeira; exercício dos direitos afetivos, reprodutivos e sexuais; prevenção à violência; autoestima e empoderamento.   


Com a adesão ao “Todas in-Rede”, Santos receberá vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher e da rede de proteção para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência.  


A capacitação será realizada na modalidade Educação a Distância (EAD), conduzida por professores da Universidade Virtual de São Paulo (Univesp). E prevê no seu conteúdo de aprendizagem os seguintes módulos: o contexto da mulher com deficiência, tipos de deficiência e suas especificidades, tipificação de violências contra a mulher com deficiência e instrumentalização e acessibilidade no atendimento.  


Parcerias 


O programa também contará com parcerias para o desenvolvimento do empreendedorismo e inclusão digital das mulheres com deficiência. Além disso, está prevista abertura de cursos de Libras, empreendedorismo e inclusão digital a mulheres com deficiência.  


De acordo com a coordenadora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Cristiane Zamari, é importante que o Município prossiga criando ações conjuntas de garantia da cidadania de todos.  


“Santos vem cada vez mais abrindo espaço para ações conjuntas com programas que visam a promoção de direitos para garantia da cidadania plena. Temos recebido importante apoio por parte do Governo do Estado às pessoas com deficiência e a adesão a este programa fortalece ainda mais a efetivação de políticas importantes de direitos humanos para o público feminino, proporcionando a inclusão de mulheres com deficiência que se encontram socialmente invisíveis”, diz. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter