Santos desativa hospital de campanha da UPA Zona Leste nesta segunda-feira

Unidade iniciará o atendimento de urgência e emergência, sua finalidade original, nas áreas de clínica médica, pediatria e ortopedia no próximo dia 27

Por: Da Redação  -  16/08/20  -  12:15
Hospital de campanha terá um total de 46 leitos para pacientes com sintomas do novo coronavírus
Hospital de campanha terá um total de 46 leitos para pacientes com sintomas do novo coronavírus   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Mudança de cenário na saúde de Santos. A partir desta segunda-feira (17), será desativado o hospital de campanha montado pela Administração Municipal na UPA Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/nº), voltado ao tratamento de pacientes Covid-19. No próximo dia 27, a unidade iniciará o atendimento de urgência e emergência, sua finalidade original, nas áreas de clínica médica, pediatria e ortopedia.


Atualmente, Santos conta com 160 leitos de covid na rede pública municipal. O baixo índice de ocupação (23%) é o motivo para a desmobilização desse tipo de atendimento na UPA Zona Leste.


“Já segue assim há três semanas, podemos dizer que é uma rede ociosa. Vamos desativar o hospital de campanha da UPA Leste. São 20 leitos de UTI lá, mas vamos abrir mais dez no Estivadores. Lembrando que os percentuais estão bastante baixos”, comenta o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz.


De acordo com o responsável pela pasta, a redução seguirá nas próximas semanas sempre de acordo aos índices da doença na cidade. 


“Mantendo-se com números bastante baixos, como está hoje, seguiremos com o plano de desmobilização dos leitos de covid. Tendo qualquer tipo de alteração, será reanalisado esse movimento”.


Questionado sobre o aumento do número de casos e óbitos na região, na última semana, Ferraz respondeu que é preciso ver os números de forma correta.


“Guarujá registrou em um único dia 28 óbitos, na última quinta-feira (13). Esses óbitos, no entanto, são referentes às semanas anteriores. É importante ter essa informação colocada, mas insisto, esses óbitos que foram atribuídos na última semana são referentes principalmente a outros municípios”.


UPA Zona Leste com outra finalidade


Ferraz ressalta a importância de devolver a UPA Zona Leste para suas finalidades.  O hospital funcionará todos os dias (24 horas) e tem previsão de realizar mensalmente até 2,7 mil procedimentos ambulatoriais, 12 mil exames diagnósticos e 15 mil consultas médicas - o dobro do número de consultas realizadas pelo atual PS Provisório.


A unidade contará com 31 leitos de observação, sendo 24 de observação adulto, cinco de emergência e dois de observação pediátrica; cinco consultórios (três de clínica geral, um de ortopedia e outro de pediatria); salas de raio-X e emergência, área para desembarque de ambulância, entre outros espaços.


Os dez dias para a mudança de finalidade do hospital são necessários para respeitar todos os protocolos de segurança e higienização do equipamento.


“A gente tem esses protocolos definidos. É assim como funciona na UPA Central e na UPA da Zona Noroeste. São protocolos rígidos de limpeza como em qualquer outra unidade de natureza hospitalar ou pré-hospitalar, como no caso das unidades de pronto atendimento”.


Logo A Tribuna
Newsletter